Congresso acontecerá na Colônia, local que deu origem ao projeto

O 5º Congresso do Sinergia CUT, de 30 de novembro a 2 de dezembro, será realizado na Colônia de Férias do Sinergia Campinas, local onde teve início o projeto do Sinergia CUT com a Carta de Praia Grande. 

A construção do Sinergia CUT se deu pela  profunda necessidade de alteração da correlação de forças no setor energético paulista e a extrema clareza da importância de romper com a estrutura sindical vigente, autoritária e antidemocrática.

Sua criação, em 16 de novembro de 1997 e filiação à CUT em dezembro de 1999, foi baseada em experiências bem-sucedidas de organização livre e autônoma de sindicatos em outros países, bem como nas propostas e resoluções da CUT.

O Sinergia CUT nasceu para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos energéticos paulistas, além de ser um exemplo para o movimento sindical brasileiro. O aniversário de fundação do Sinergia CUT é em 16 de novembro, Dia do Eletricitário, categoria que se uniu aos gasistas para construir o ramos dos energéticos.  

Ao completar 20 anos, a entidade sindical fará  uma reflexão sobre o atual e grave cenário e definição de ações de resistência e novas estratégias para o avanço do projeto Sinergia CUT. Hoje, somos oito sindicatos articulados a esse ousado projeto.  

Para ampliar e fortalecer a luta em defesa da manutenção dos direitos e da ampliação de conquistas!