Treinamento em ergonomia no ambiente de trabalho é realizado no Sindicato

Atividade foi promovida pelo Coletivo de Saúde e Segurança do Sinergia CUT em parceria com Cerest de Piracicaba (SP)

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba/SP e o Coletivo de Saúde e Segurança do Sinergia CUT coordenaram, na última quinta-feira (28), um treinamento sobre ergonomia no ambiente de trabalho. A atividade foi realizada na sede do Sindicato.

Participaram da atividade 13 membros do Coletivo de Saúde e Segurança que terão por desafio envolver os trabalhadores da base, atuar nas comissões internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das empresas e identificar pessoas com afinidade sobre o tema para ampliar a atuação do coletivo.

O treinamento tem por objetivo estabelecer políticas de saúde e segurança do trabalhador nas entidades sindicais e visa, com isso, melhorar a sua atuação sindical. Ele ainda, segundo o Cerest e o Coletivo, proporciona uma visão ampla sobre as instituições que atuam com saúde e segurança, as suas obrigações e áreas de atuação, bem como apresenta os componentes da vigilância em saúde.

As entidades sindicais possuem papel fundamental, sendo catalizadoras das informações e práticas que permitam o diálogo entre as necessidades dos trabalhadores e a atuação em conjunto com as instituições Cerest, Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), SUS, Vigilância Sanitária, MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador), entre outros.