CPFLs: brincadeira tem hora!

08 agosto 15:45 2005

Parece brincadeira. Mas não é. Apesar da excelente saúde financeira do Grupo CPFL, a ‘nova’ proposta dos negociadores da Piratininga e da Paulista, apresentada nas rodadas desta quinta-feira (16), em Campinas, é de 7% de reajuste nos salários e benefícios. Nada de prorrogação, nem da política de emprego na Piratininga. A reunião da Piratininga aconteceu pela manhã, a da Paulista à tarde.


A justificativa das empresas obviamente é a mesma: apesar da restrição da revisão tarifária nos gastos com pessoal, o ‘novo’ índice é um avanço e um limite, depois de vários cálculos e análises em cima dos argumentos do Sindicato.


‘É um índice maior que o INPC (sic!) e um aumento significativo (sic!) nos salários e benefícios econômicos’, argumentou o negociador contratado. Aliás, para ele, o índice representa um reajuste de 5% (previsão da inflação para este ano) mais 2% de aumento real (sic!).
O Sinergia CUT rejeitou na mesa a ‘nova’ proposta, que parece brincadeira com os trabalhadores. Primeiro porque, dentre todos os índices que apuram a inflação, o INPC é o menor. Segundo, porque nada justifica que os trabalhadores não tenham aumento real neste ano, já que no passado só tiveram reposição da inflação: ‘Se 2004 foi o ano da virada para as empresas do setor elétrico, 2005 tem que ser o ano da virada para os trabalhadores’. E não existe momento melhor do que a Campanha Salarial para reconhecer na prática o ‘valor dos trabalhadores’ que embala todos os discursos.


Por fim, os trabalhadores querem a tranqüilidade da prorrogação dos ACTs até 2008, além de negociar outras reivindicações, como o valor da PLR, a Política de Emprego da Piratininga, o quadro mínimo das duas distribuidoras, a legalização da contribuição do VA e do pagamento das horas extras e do adicional de periculosidade. Nada mais justo.


A próxima rodada da CPFL Piratininga acontece na quinta- feira (23) da semana que vem. A nova rodada da Paulista também está agendada para a próxima semana, em dia que ainda será agendado.

  Categorias: