Quem não se comunica…

08 agosto 20:34 2005

Acompanhe o editorial publicado no Jornal 656:
‘É inquestionável que informação é poder. É consenso também que a comunicação eficaz tem influência direta para a sobrevivência de qualquer instituição. Não é por acaso que as empresas investem muito dinheiro em comunicação, seja para público interno, seja para a opinião pública.


Também não é por acaso que as empresas já avisaram ao Sinergia CUT, na abertura das negociações, que vão intensificar a comunicação com os trabalhadores durante todo o processo negocial da Campanha Salarial. Exemplo disso já foi dado pelas direções da Elektro das CPFLs, que bombardearam mensagens instantâneas para os trabalhadores poucos segundos depois de encerradas as rodadas.


Os empresários há muito se deram conta de que a comunicação agrega valor e contribui para manter a empresa no mercado. ‘E pode também afundá-la’ já escreveu um professor doutor em Ciência da Comunicação da USP.



Também é sempre bom que se diga que uma empresa não se comunica apenas com palavras, mas principalmente com ações. Não basta um discurso bem organizado e pertinente com a estratégia da empresa. Comunicação é mais do que a transferência de informação, é mais do que o trabalho de imagem que se quer passar.


Comunicação eficaz é também uma questão de atitude. De nada adianta dizer que os trabalhadores são os grandes responsáveis pelo bom desempenho das empresas se, na hora da recompensa (leia-se salários justos e melhores condições de trabalho), recorre-se a inúmeras desculpas para o não reconhecimento na prática.
Isso é exemplo de comunicação mal conduzida que certamente cria situações difíceis de serem contornadas. Faz parte do rol de promessas não cumpridas e pode refletir a péssima qualidade praticada pelas empresas, que ironicamente ostentam na parede certificados de qualidade.


Uma demonstração de que as empresas podem não ter se dado conta de que sua comunicação não é assim tão eficaz. E, como diria o Velho Guerreiro, quem não se comunica se trumbica!’.

  Categorias: