Assista o ReperCUTe todos os sábados na Band

15 setembro 22:44 2005

ReperCUTe, o novo programa de tevê da CUT, é transmitido pela Rede Bandeirantes nas noites de sábados. O programa que vai ao ar neste fim de semana exibe reportagens pautadas nos principais temas discutidos durante a última reunião da Executiva Nacional da Central, que contou com a participação de 120 delegados sindicais de todo o país.

A reunião pela Executiva Nacional é abordada em uma das principais reportagens. Os dirigentes da Central aprovaram uma pauta em torno da qual pretendem realizar mobilizações permanentes. A Executiva aprovou várias propostas para garantir a efetiva mudança da política econômica: política de valorização permanente do salário mínimo, definição de metas de crescimento e emprego para promover o desenvolvimento, atualização da tabela de imposto de renda, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e limitação das horas extras.

A reforma política com a participação popular, outra proposta da CUT, é enfocada em mais uma reportagem de destaque. A Central apóia a proposta do jurista Fábio Konder Comparato de regulamentação do artigo da Constituição para garantir a realização de plebiscitos e referendos nas questões relevantes para o país.

Outra matéria especial enfoca o projeto de lei que cria o imposto sobre as grandes fortunas. No Brasil, cerca de 300 mil famílias detém mais de 50% do PIB. A proposta do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) é taxar essas famílias em 1,5% para a criação de um fundo que permita conceder aumentos reais anuais, de cerca de 8%, para o salário mínimo sem afetar a Previdência.

O ReperCUTe deste sábado (10) traz ainda a cobertura da manifestação que os movimentos sociais do ABC realizaram em  defesa do projeto político que levou Lula à presidência. O programa vai ao ar às 22 horas.

  Categorias: