CPFL é denunciada por prática anti-sindical em Ribeirão Preto

27 setembro 09:30 2005

Trabalhadores de várias cidades na base do Sinergia CUT participaram durante todo o dia das eleições para escolher, pelo voto direto, os novos Representantes Sindicais e a inédita Comissão Sindical de Base (CSB) da Elektro e da Regional Sudeste da CPFL. O objetivo principal é fortalecer a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho (OLT) e intensificar a busca de soluções mais rápidas a partir de negociações diretas com as empresas.

O clima de tranqüilidade e o respeito às regras democráticas marcaram as eleições na maioria das cidades durante toda esta segunda-feira (26), com a coleta de votos em urnas estrategicamente colocadas dentro das empresas. A única exceção foi a CPFL em Ribeirão Preto, onde o Sinergia CUT foi impedido de coletar os votos dos trabalhadores logo no início do expediente, sob a  alegação de não autorização da direção da empresa. O Sinergia CUT recorreu então ao gerente de Recursos Humanos (RH), Ronaldo Trad, que confirmou a proibição da realização das eleições, obrigou o Sindicato a se retirar da empresa e ratificou a prática anti-sindical que vem caracterizando a gestão da CPFL naquela região.

A postura antidemocrática do RH da CPFL forçou o Sindicato a registrar um BO (Boletim de Ocorrência) no 2° Distrito Policial de Ribeirão Preto para preservação de direitos. Lavrado o BO, a intenção do Sindicato é encaminhar representação ao Ministério Público do Trabalho para apuração de prática anti-sindical. Apesar disso, o Sinergia CUT não desistiu da eleição e os trabalhadores participaram maciçamente da votação fora da empresa, ao final do expediente.

No final da tarde, já estavam eleitos os novos Representantes Sindicais nas macrorregiões de Bauru, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto e Campinas. A CSB será formada por trabalhadores da CPFL e da Elektro nas macros de Campinas, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto. A relação completa dos eleitos você confere na próxima edição do Jornal do Sinergia CUT.

  Categorias: