Sinergia CUT faz 8 anos. Tudo a comemorar.

16 novembro 17:32 2005

Hoje  é 16 de novembro, Dia do Eletricitário. Mais do que um dia de comemoração, é de reflexão. Comemoramos também no dia de hoje oito anos de Sinergia CUT. Oito anos de um Sindicato forte, organizado e competente, sempre com o compromisso de luta e de defesa dos direitos dos energéticos.

O Sinergia CUT é fruto de um processo que foi ajustado às necessidades da categoria e à conjuntura do país. Mas, principalmente, construído pelos trabalhadores eletricitários e gasistas, que souberam superar suas diferenças.

Nada foi fácil. Muitos foram e são os obstáculos no caminho e, por isso, desde a sua fundação em 97, o Sinergia CUT sempre procurou trabalhar de forma planejada, alicerçado em seus objetivos: o avanço da organização nos locais de trabalho, o combate a todas as formas de precarização do trabalho e discriminação, a defesa dos Fundos de Pensão e AMH, a defesa do emprego, salário e renda e a luta contra a privatização e pelo controle social da energia.

E mais: atento à conjuntura nacional, a marca da gestão do Sindicato não poderia ser outra senão a luta pela liberdade e autonomia sindical como instrumento essencial da cidadania.

Vem aí o 3º Congresso

Por esses oito anos de história bem sucedida, o Sinergia CUT tem muito a comemorar e a sonhar. E para que os sonhos se tornem realidades, é preciso caminhar e avançar.

É por isso que o Sindicato busca o seu fortalecimento e ampliação e realizará o seu 3º Congresso nos próximos dias 01, 02 e 03 de dezembro. O evento ocorrerá simultaneamente ao 12º  Congresso dos Eletricitários e ao 2º Congresso dos Gasistas. Isso tudo é necessário para que cada entidade realize as mudanças em seus estatutos, tanto para torná-las cada vez mais democráticas e participativas quanto para adequá-las às determinações do novo Código Civil. O Congresso também será o fórum para que os Sindicatos realizem as reflexões essenciais em busca da transformação gradativa dos energéticos em categoria única.

Os trabalhadores participarão do Congresso através dos companheiros eleitos nos locais de trabalho. A escolha dos delegados do Sinergia CUT e dos Eletricitários aconteceram durante assembléias em outubro passado (17 a 26). Já as assembléias para a eleição de delegados dos gasistas ocorreram na semana passada, entre os dias 07 e 09. Além dos trabalhadores ativos, o Congresso contará também com delegados dos aposentados de todas as dez macrorregiões do Sinergia CUT.

Questão de classe

Para transformar sonhos em realidade e direitos em conquistas existe o Sinergia CUT. Porque se o serviço é essencial, o Sindicato é indispensável.

  Categorias: