‘Mobilização é essencial para garantir democracia’

01 dezembro 17:09 2005

‘O envolvimento e a integração do movimento sindical é essencial na contribuição de propostas a um modelo de crescimento duradouro e de desenvolvimento econômico com distribuição de renda’. A opinião é do ex-ministro da Educação e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores Tarso Genro que participou da primeira mesa de debate do 3º Congresso do Sinergia CUT, juntamente com o assessor do senador Aloísio Mercadante, José Giacomo Baccarin.


O tema central de discussão foi a conjuntura política nacional e as eleições 2006. Para o ex-ministro, é inquestionável o avanço econômico e social do governo Lula, apesar da insistência de parte da imprensa em noticiar apenas a crise política. Como exemplo, Tarso comparou o crescimento do Brasil nos últimos governos: 2,27% com Figueiredo, 2,62% com Sarney, 2,78% com Collor e Itamar, 2,56% com FHC no primeiro mandato e 2,09% no segundo. Com Lula, o crescimento em dois anos ficou nos 2,79%, com previsão de chegar aos 4% em todo o mandato.


No social, para o aperfeiçoamento da democracia, o ex-ministro destacou a necessidade de uma reforma na relação do Estado com a sociedade.  ‘O mote da luta do Sinergia CUT ”pelo controle social da energia”  deveria ser estendido para ”controle social do orçamento’

  Categorias: