Mulheres brasileiras ganham 30% menos do que os homens

08 março 18:54 2006


As mulheres continuam recebendo salários mais baixo do que os homens, mas essa diferença vem caindo nos últimos anos. Um estudo desenvolvido pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) mostra que as brasileiras ganham, em média, 30% menos do que seus colegas do sexo masculino. Nos anos 90, essa diferença era de 50%.
Esse é um dos dados do livro ‘O Progresso das Mulheres no Brasil’, que foi lançado na sexta-feira (3/3), em São Paulo. Trata-se de uma análise de diversas pesquisas que retratam a trajetória feminina entre 1992 e 2002.


‘Embora tenha havido uma evolução importante, a disparidade mostra que as mulheres enfrentam dificuldades para vencer os obstáculos no mercado’, avalia uma das coordenadoras do projeto, Júnia Puglia, em entrevista à Rádio Nacional AM . ‘Houve mudança significativa da faixa etária e da condição financeira dessas mulheres que estão no mercado, com necessidade maior de se conciliar os diferentes papéis.’ O livro da Unifem vai ser distribuído principalmente entre pesquisadores, universidades e formuladores de política pública.

  Categorias: