Ibope aponta que Lula vence Alckmin no 1º turno

16 março 18:52 2006

Se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno continua subindo nas pesquisas de intenção de voto . É o que revela levantamento do Ibope divulgado na quarta-feira (15), um dia depois da definição ao candidato tucano à presidência.


A pesquisa foi encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O resultado mostra que o atual presidente continua subindo nas pesquisas de intenção de votos. Lula vence Alckmin (PSDB) por 43% a 19%, em um cenário em que disputariam também Anthony Garotinho (PMDB), que fica com 14%, e Heloísa Helena (Psol) que obteve 5%. Os votos brancos e nulos somam 11% e outros 8% não souberam ou não opinaram.


O site da CNI avalia que essa configuração representa mais de 50% dos votos válidos ao petista, o que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Ainda assim, o Ibope fez simulações para o segundo turno entre Lula e Alckmin. Neste caso, o presidente teria 49% dos votos, contra 31% do governador de São Paulo, diferença de 18 pontos percentuais. A aprovação ao governo Lula também cresceu, passando dos 42% apurados em dezembro para 45%.

  Categorias: