Assembléia Legislativa faz homenagem à Furnas pelos seus 49 anos

20 março 13:32 2006

O Sinergia CUT esteve na manhã desta segunda (20) em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para uma homenagem à Furnas Centrais Elétricas pelos seus 49 anos de existência. Por solicitação do deputado Sebastião Arcanjo (Tiãozinho), a homenagem dos parlamentares paulistas é um reconhecimento à importância da empresa junto ao setor elétrico brasileiro e do seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país. A sessão começou às 10h, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.


Furnas nasceu no dia 28 de fevereiro de 1957, por obra do então presidente Juscelino Kubitschek (JK), com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava, em meados da década de 50, o abastecimento dos três principais centros socioeconômicos brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


Com a competência e dedicação demonstradas no dia a dia pelos trabalhadores de Furnas, a empresa vem crescendo ano a ano e desempenha fundamental papel na sustentação do progresso nacional.


Atualmente, Furnas está presente no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Rondônia. A empresa conta com um complexo de dez usinas hidrelétricas, além de Peixe Angical (TO), em construção, e duas termelétricas, totalizando uma potência de 9.467 MW. Conta, ainda, com 19.277,5 km de linhas de transmissão e 44 subestações, garantindo o fornecimento de energia elétrica em uma região onde estão situados 51% dos Domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro.


Nos 49 anos de Furnas, além de parabenizá-la, o Sinergia CUT deseja que a direção da empresa reconheça a importância da ampliação dos horizontes para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados e a vida da população brasileira.

  Categorias: