Pesquisa Abradee: distribuidoras do Sul são as preferidas dos consumidores

05 junho 11:38 2006

As distribuidoras da região Sul do país continuam a ser as preferidas dos consumidores, segundo o resultado do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida, divulgado na quinta-feira, 1º de junho, pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Com 86,2% de satisfação registrados pelo Vox Populi, as concessionárias da região se distanciam daquelas localizadas em outras regiões, com índice na casa dos 70%.


Por isso, as distribuidoras sulistas são as favoritas a ganhar o prêmio da categoria melhor avaliação pelo cliente do Prêmio Abradee a ser entregue em 3 de agosto no Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro. As concessionárias da região ganharam a categoria nas sete edições anteriores, com destaque para AES Sul (RS), Celesc (SC) e RGE (RS), que venceram duas vezes cada. A Copel ganhou uma edição.


A expectativa da Abradee é que as distribuidoras das outras regiões cheguem ao patamar de satisfação das concessionárias da região Sul na próxima década. A região Nordeste mostra o maior crescimento da série histórica de pesquisas iniciada em 1999. A satisfação dos consumidores da região saltou de 58,9%, na primeira pesquisa, para 74,6%, neste ano.


O ISQP mostra uma estabilidade na satisfação, em relação ao ano passado, com índice de 77,2%. A pesquisa avaliou 26 atributos em cinco áreas de interesse: conta de luz, fornecimento, imagem, atendimento e informação.


Comunicação – A área de informação e comunicação apresentou o menor índice de satisfação entre os consumidores, apenas 63,3% deles avaliaram positivamente o quesito. A situação ocorre porque o setor sempre se preocupou mais com a técnica do que com a comunicação.


Segundo a Abradee, o público das distribuidoras é muito heterogêneo, o que torna importante estudar os meios de transmissão e a liguagem da mensagem para os consumidores.  No quesito comunicação foram avaliados a orientação para o uso racional da energia (66,9% de satisfação), orientações sobre o riscos e perigos da energia (66,2%), aviso antecipado no caso de desligamento programado (61,6%) e esclarecimento sobre direitos e deveres (58,4%).


A pesquisa da Abradee será entregue em detalhes às distribuidoras, que terão em mãos seus resultados, assim como o das demais empresas.


A 8ª pesquisa abrange a área de concessão de 48 distribuidoras, responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores. A pesquisa realizou 30 mil entrevistas em 856 municípios durante o mês de março, segundo a Abradee. A pesquisa está disponível no site: www.abradee.org.br.

  Categorias: