Começou na noite de ontem (05) o 9º Congresso Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), que vai até a próxima sexta-feria (09). O encontro deve receber mais de 2.000 pessoas entre delegados, convidados e observadores nacionais e internacionais. Para representar 20 países, cerca de 35 entidades já confirmaram presença.
Para a assessoria de imprensa da Central, ‘será com certeza um dos maiores e mais importantes congressos que a CUT já realizou. O êxito se deve ao momento histórico que vive o país e ao crescimento da CUT e sua importância política na defesa e avanço dos direitos dos trabalhadores’.
A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes de todas as centrais sindicais, de partidos políticos e organizações dos movimentos sociais. Os mestres-de-cerimônia foram Sérgio Mamberti e Letícia Sabatella.
Nesta terça-feira (06), além das atividades de plenário restritas aos delegados, haverá uma conferência pública com o filósofo italiano Antonio Negri e o sociólogo brasileiro Emir Sader. Eles discutirão ‘A CUT e seu papel na construção de um projeto nacional e sua relação com governos democrático-populares e movimento social’. A conferência terá início às 15h30.
A partir das 13h do dia 7, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará debate sobre a política internacional do governo Lula.
A nova direção nacional da CUT será anunciada no dia 9, às 15h, após apuração dos votos de aproximadamente 2.500 delegados, representantes de sindicatos cutistas de todo o Brasil.
Confira a programação completa do 9º CONCUT:
5 de junho (segunda-feira)16h às 21h – Credenciamento das delegadas e dos delegados efetivos19h30 – Ato e Solenidade de Abertura do 9º Concut21h – Atividade Cultural
6 de junho (terça-feira)9h às 18h – Credenciamento das delegadas e dos delegados e efetivos9h às 10h30 – Composição da mesa coordenadora dos trabalhos, leitura, debate e aprovação do Regimento Interno10h30 às 11h – Apresentação, debate e votação dos recursos11h às 13h30 – Conjuntura Internacional e Nacional – Apresentação dos Textos13h30 às 15h – Almoço15h30 às 18h – Conferência ‘A CUT e seu papel na construção de um projeto de desenvolvimento nacional, relação com governos democrático-populares e movimento social’. Conferencistas: Antonio Negri, filósofo italiano, professor titular aposentado da Universidade de Pádua (Itália) e do Colégio Internacional de Paris; e Emir Sader, sociólogo, professor e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj.18h30 – Lançamento de Campanhas da CUT
7 de junho (quarta-feira)9h às 12h – Credenciamento das delegadas e dos delegados efetivos9h – Composição da Mesa Coordenadora dos Trabalhos9h30 às 11h – Balanço do Mandato da Direção – gestão 2003/2006Apresentação dos Textos11h às 13h30 – Estratégia da CUT / § Eixo 1 . Eleições 2006 – o papel da CUT frente aos projetos em disputa / Debate e votação das resoluções13h às 15h – Credenciamento das delegadas e dos delegados suplentes 13h30 às 15h – almoço15h às 18h30 – Estratégia da CUT / § Eixo 2. Emprego, Salário, Desenvolvimento e Inclusão Social / § Eixo 3. Democratização do Estado, Políticas Públicas e Universalização de Direitos / Debate e votação das resoluções
8 de junho (quinta-feira)9h – Composição da Mesa Coordenadora dos Trabalhos9h30 às 13h – Estratégia da CUT / § Eixo 4. Fortalecimento da Estrutura e Organização da CUT / Debate e votação das resoluções13h às 14h30 – almoço14h30 às 16h – Estratégia da CUT / § Eixo 5. Relação com os movimentos sociais / Debate e votação das resoluções16h às 18h30 – Estatuto
9 de junho (sexta-feira)9h – Composição da mesa coordenadora dos trabalhos10h – Encerramento do prazo para inscrição de chapas concorrentes à eleição da Direção Executiva Nacional e Conselho Fiscal.9h às 10h – Plano de Ação e de Lutas10h às 11h30 – Eleição da Direção Executiva Nacional e Conselho FiscalApresentação e Defesa das Chapas12h às 13h – Moções11h30 – 14h30 – Coleta de Votos e Apuração15h – Divulgação do Resultado da Eleição / Posse da Direção Executiva Nacional da CUT e Conselho Fiscal – gestão 2006/09.