CPFL Energia planeja lançamento de ações em 2007

06 junho 18:52 2006

Operação mantém compromisso do grupo de elevar free float para 25%


A CPFL Energia planeja fazer um lançamento de ações em 2007, mantendo seu compromisso de elevar seu free float dos atuais 17,75% para 25%. O presidente do grupo, Wilson Ferreira Jr., preferiu não comentar valores nem a data exata da operação, mas ressaltou que a empresa tem interesse em manter a estratégia de investimentos, o que poderá ser feito via captação de recursos no mercado.
Desde que realizou o primeiro IPO (oferta pública de ações), a holding registra uma evolução superior a 30% de free float, passando de 13,64%, em meados de 2004, para os atuais 17,75%, no final do ano passado. Para o executivo, que palestrou na última segunda-feira, 5 de junho, para analistas da Abamec, no Rio de Janeiro, essa evolução no percentual de ações negociadas em bolsa de valores reforça o compromisso da empresa com as melhoras práticas de governança corporativa.
Isso inclui o pagamento de dividendos. De acordo com Ferreira Jr., a CPFL Energia tem realizado pagamentos de divendos superiores ao mínimo de 50% do lucro líquido em base semestral. No ano de 2005, por exemplo, o grupo distribuiu quase R$ 900 milhões em dividendos aos acionistas.
Outro ponto que pode contribuir positivamente na operação de lançamento de ações no ano que vem é o desempenho dos papéis da CPFL Energia na Bolsa de Valores de São Paulo. Nos últimos 12 meses, ressaltou ele, as ações da companhia valorizaram 79%, enquanto o IEE subiu 70% e o Ibovespa, 43%. No primeiro trimestre, continuou Ferreira Jr., os papéis da empresa subiram 9,4%, desempenho que pode ser considerado positivo, já que o IEE valorizou 22,3% e o Ibovespa, 13,4%. (Gisele de Oliveira)

  Categorias: