Lula sobe e alcança Alckmin em SP, reduto dos tucanos

07 junho 17:12 2006

Pesquisa Ibope mostra empate técnico; em maio, tucano vencia por nove pontos


Segundo o levantamento, 66% acreditam que Lula tinha conhecimento do mensalão; 31% dizem que denúncias são verdadeiras


Pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra que a pré-candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu em São Paulo e já alcançou Geraldo Alckmin no Estado.
O petista tem 40% das intenções de voto para presidente, contra 38% de Alckmin-empate técnico, já que a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.


Em abril, quando o primeiro levantamento presidencial da série encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de SP), foi realizado, o tucano tinha 18 pontos de vantagem sobre Lula em São Paulo, Estado que Alckmin governou – vencia por 46% a 28%.


Em maio, Alckmin perdeu quatro pontos e Lula subiu cinco, reduzindo à metade a vantagem. Agora, Lula voltou a subir -sete pontos- e Alckmin caiu outros quatro.


Desta vez, o Ibope foi a campo entre os dias 2 e 4 deste mês, após Alckmin ter utilizado metade do programa estadual de televisão do PSDB para se defender das críticas à área da segurança de seu governo e para atacar Lula.


‘É a confirmação da tendência de queda de Alckmin em São Paulo e o crescimento do Lula’, disse Maurício Garcia, gerente de projetos do Ibope. Segundo ele, a crise desencadeada pela facção criminosa PCC e as recentes incursões de Lula ao Estado, podem ter influenciado o resultado.


Alckmin estará amanhã com o pré-candidato tucano ao governo do Estado, José Serra, em Catanduva.
Nas projeções de segundo turno, no entanto, o tucano tem 46% contra 43% de Lula.


Corrupção


Questionados pelo Ibope, 66% dos entrevistados disseram acreditar que Lula tinha conhecimento dos casos de corrupção denunciados contra o governo no escândalo do mensalão. Apenas 23% afirmaram o contrário.


O instituto também perguntou a opinião dos entrevistados sobre as denúncias contra o governo Lula – 39% disseram que elas são verdadeiras em parte; 31% que elas são totalmente verdadeiras.

  Categorias: