Aneel elabora manual com Modelo de Empresa de Referência. Sinergia CUT apresentará proposta contra a ER

23 junho 13:17 2006

Um manual para a abordagem do Modelo de Empresa de Referência (ER) foi inserido no conjunto de propostas de aperfeiçoamento de metodologias para o 2 º ciclo de revisão tarifária que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em audiência pública. O documento, segundo a Agência, tem o objetivo de facilitar a compreensão dos cálculos realizados para a elaboração dos Modelos relativos a cada concessionária durante os processos de revisão.


O Sinergia CUT contesta o modelo de ER, uma vez que só traz prejuízos aos trabalhadores e aos consumidores e acaba sendo usado como argumento para que a Agência não respeite os Acordos Coletivos firmados com as empresas.


A audiência pública presencial está marcada para o próximo dia 6, no auditório da Agência em Brasília. Os interessados poderão enviar propostas até o próximo dia 3 de julho para o e-mail [email protected]; pelo fax (61) 2192-8839, ou pelo correio para o endereço SGAN – Quadra 603 – Módulo I – Térreo/Protocolo Geral da Aneel – Brasília-DF – CEP 70.830-030.


As propostas de metodologias estão em notas técnicas que tratam de temas como Fator X; definição da Base de Remuneração; sistemática de verificação da relação entre a qualidade do serviço, os investimentos e efeitos sobre a tarifa; tratamento regulatório para as perdas de energia; e aplicação de penalidades em caso de não cumprimento de metas de universalização. Mais informações no site da Aneel: www.aneel.gov.br(com informações da Aneel)

  Categorias: