Leia a mensagem que o presidente Lula enviou à nova direção da CUT, presidida agora pelo eletricitário Artur Henrique da Silva Santos, e que foi lida durante a posse festiva de quarta-feira (02) da semana passada, em São Paulo:
‘Companheiras e companheiros,Impossibilitados de comparecer a esta significativa solenidade, quero agradecer o amável convite que a atual direção da CUT enviou-me e levo palavra de saudação a todos os presentes.
Cumprimento a direção executiva nacional da maior central sindical da América Latina, que tive o privilégio de ajudar a fundar, pelo eficiente trabalho realizado que ora se encerra. Parabenizo os companheiros integrantes da nova direção, que hoje assumem seus mandatos, e desejo-lhes dinâmica e produtiva gestão nos próximos três anos. Sei, tanto quanto vocês, da magnitude do esforço que caracteriza a luta travada pelas direções sindicais em realidade complexa como a nossa.
É verdade que o fato de um trabalhador, mais ainda, um sindicalista haver chegado à Presidência da República – fato inédito na história brasileira – tem grande significado não apenas simbólico, mas concreto, haja vista a mudança de foco verificada em vários aspectos da administração federal. Não foi coincidência ou mero acaso que somente nesta gestão o Governo dispôs-se a reconhecer as centrais sindicais e assim legitimar entidades que de fato já se constituíam como autênticas representantes dos trabalhadores, em especial a CUT. Com isso, faz-se justiça e admite-se que entidades anacrônicas não poderiam mais monopolizar a representação sindical à revelia da vontade da maioria da classe trabalhadora organizada no Brasil.
As relações institucionais do governo federal com a CUT poderão ainda render muitos frutos em beneficio dos trabalhadores. Trabalho importante ainda está por realizar com vistas ao aperfeiçoamento das relações capital-trabalho no Brasil. A cooperação da Central Única dos Trabalhadores será inestimável.
Reitero os votos de êxito à nova direção. Parabéns pela posse que hoje se realiza. Bom trabalho! À luta continua, companheiros!Recebam todos meu fraternal abraço.
Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil’