Ombudsman critica parcialidade da cobertura eleitoral da Folha de S. Paulo

16 agosto 17:05 2006

O ombudsman da Folha de S. Paulo Marcelo Beraba faz uma crítica à cobertura eleitoral do jornal em sua coluna semanal publicada no último domingo (13). Para ele, a cobertura das entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional, da Rede Globo, comprova que os leitores estão certos quando afirmam que o jornal trata melhor os candidatos do PSDB do que os do PT.


Leia a íntegra da coluna:


‘Dois pesos


A campanha eleitoral segue pobre, tanto sob o ponto de vista político como jornalístico. A melhor contribuição até agora foi a série de entrevistas feita pelo ‘Jornal Nacional’ ao longo da semana com os principais candidatos à Presidência da República.
O desempenho claudicante de todos os candidatos mostrou que os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes estavam mais bem preparados do que os presidenciáveis.


A Folha foi mal nesta cobertura. A diferença de tratamento dado aos candidatos ficou evidenciada nos títulos e nos espaços que reservou para o noticiário de cada entrevista. O jornal começou com uma cobertura pífia e benevolente na Edição São Paulo de terça-feira e terminou com uma cobertura extensa e bastante crítica na sexta.
 
Na terça, o candidato beneficiado pela falta de vigor do jornal foi Geraldo Alckmin, do PSDB; na sexta, o candidato submetido ao rigor do jornalismo foi Lula.
Vou reproduzir os títulos da Folha e de ‘O Globo’ para os relatos das entrevistas de Alckmin e Lula para mostrar duas coisas: como o jornal deu um tratamento diferente para cada candidato, o que resulta na falta de equilíbrio; e como o jornal do Rio acabou sendo mais crítico do que a Folha na avaliação dos candidatos.


Terça-feira: ‘No ‘JN’, Alckmin defende política de segurança e promete baixar IR’ (Folha) e ‘Alckmin erra nos números da educação’ (‘O Globo’). Duas observações em relação ao título da Folha: Alckmin não prometeu baixar o Imposto de Renda no ‘JN’, mas em outro jornal; e o jornal destacou a promessa sem os necessários questionamentos.


Quarta-feira: ‘Lula ensaia temas polêmicos para entrevista na TV Globo

  Categorias: