Aneel prevê votar segundo ciclo de revisão tarifária em outubro

19 setembro 11:19 2006

Diretoria da agência inicia nesta semana uma série de reuniões para analisar contribuições enviadas na audiência pública realizada em agosto


O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Jerson Kelman, estima que o processo de aperfeiçoamento do segundo ciclo de revisão tarifária periódica das distribuidoras seja votado no decorrer de outubro. Segundo ele, a diretoria da Aneel fará uma série de reuniões para analisar as contribuições enviadas pelos agentes na audiência pública presencial realizada em agosto. A primeira delas, contou, acontece nesta semana. O diretor-relator do processo será Edvaldo Santana.


Kelman, que participou na segunda-feira, 18 de setembro, do III Painel Setorial de Energia Elétrica, realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica e pela Apimec-SP, destacou que o segundo ciclo de revisões envolverá 61 distribuidoras, sendo que a maior parte está prevista para acontecer em 2008. A previsão é que sete empresas passem pelo proceso no ano que vem. A primeira delas será a Coelce (CE).


Em 2008, disse Kelman, 36 empresas passarão pelo processo, enquanto em 2009 a revisão tarifária acontece para outras 17 companhias. Para 2010, apenas uma distribuidora terá as tarifas revisadas, encerrando o segundo ciclo. Kelman teme, no entanto, que o cronograma, que hoje vem sendo cumprido, seja ameaçado em função da saída de profissionais da Aneel que estão envolvidos no processo. ‘A remuneração dos superintendentes, em especial, tem sido distante da remuneração média do setor’, comentou. (Fábio Couto)

  Categorias: