Datafolha: Lula vence no primeiro turno, Mercadante cresce

21 setembro 16:42 2006

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém 50% da intenções de voto de acordo com nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite de terça-feira, 19, pela TV Globo. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou um ponto dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, e aparece com 29%, um a mais do que registrou na pesquisa divulgada no dia 12 de setembro.


A candidata Heloisa Helena, do Psol, manteve os 9% de intenção de voto e Cristovam Buarque (PDT) também oscilou para cima e passou de 1% para 2%. Os demais candidatos não alcançaram 1% no levantamento. Os eleitores que declararam que pretendem votar em branco são 4% e os que ainda estão indecisos somaram 5%.


Em uma simulação de segundo turno, o presidente Lula seria reeleito com 55% dos votos se a disputa fosse com Geraldo Alckmin, que acabaria com 38%.


O Datafolha também consultou os eleitores para saber que avaliação fazem do governo Lula e constatou que melhorou a avaliação do governo, em comparação com a pesquisa anterior. Antes, 46% consideravam o governo Lula bom ou ótimo, nesta pesquisa o número subiu para 48%.


A taxa dos dizem que vão votar no petista para presidente de maneira espontânea, antes que lhe sejam apresentados os nomes dos candidatos em um cartão circular, oscilou de 40% na semana passada para 41% hoje. As menções espontâneas a Alckmin subiram de 17% para 20%. Heloísa Helena é mencionada espontaneamente por 5% (eram 4% na pesquisa anterior).
O Datafolha ouviu 7.735 eleitores em 353 municípios de todo o Brasil entre os dias 18 e 19 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 17958/2006.


Mercadante cresce em São Paulo
Pesquisa Datafolha divulgada na quarta, 20, pelo SPTV, da TV Globo, confirma o crescimento da candidatura do petista Aloizio Mercadante na disputa pelo governo de São Paulo. Assim como o Ibope do final da semana passada, o Datafolha mostra uma subida de cinco pontos percentuais nas intenções de voto em Mercadante. Ele tinha 18% na última pesquisa e tem 23% agora.


Já José Serra (PSDB) oscilou de 49% para 48%. Com esse índice, o tucano mantém a perspectiva de vencer no primeiro turno, mas a diferença entre ele e Mercadante caiu de 31 para 25 pontos.
O peemedebista Orestes Quércia aparece em terceiro, com 9% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, Quércia tinha 11%.
O candidato do PDT, Carlos Apolinário, tem 2%. O candidato Plínio de Arruda Sampaio (Psol) tem 1%. Os demais não atingiram 1%.


O levantamento foi feito entre segunda-feira e ontem. Foram ouvidos 2.030 eleitores de 64 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  Categorias: