CUT/SP debate creche e educação no Dia das Crianças

11 outubro 17:45 2006

Para celebrar o Dia da Criança, 12 de outubro, a CUT-SP promove o programa CUT Cidadã, com o tema ‘Creche e educação: um direito da criança e um dever do Estado’. O evento acontece das 9h às 18h, na Escola Técnica Seqüencial, localizada na Zona Sul de São Paulo, em uma das regiões mais carentes da cidade. Em 2005, o evento enfatizou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reuniu cerca de 100 mil pessoas.
 
Este ano, o CUT Cidadã promoverá várias atividades lúdicas, como mágicos, malabaristas, pernas de pau e palhaços, mostrando a importância dos direitos à creche, à educação de qualidade, ao lazer, à cultura, à alimentação e ao esporte – itens garantidos pelo ECA. Também serão distribuídas gibis da Turma da Mônica sobre o Estatuto e o combate ao trabalho infantil.


O CUT Cidadã reunirá 400 voluntários de 40 entidades representadas pelos governos municipal, estadual e federal, instituições privadas e organizações não-governamentais.


Faltam creches – No dia 12 também se celebra o Direito à Creche – uma reivindicação história das entidades feministas e das mulheres da CUT. Muitas famílias de bairros carentes têm dificuldades em encontrar vagas na rede pública para suas crianças. Somente na capital paulista, cerca de 126 mil crianças de zero a três anos estão fora da escola.


O problema também atinge o Estado. De um total de 4 milhões de crianças (Censo MEC 2005) apenas 407 mil freqüentam creches públicas e 1,42 milhão estão na pré-escola (4 a 6 anos). Faltam equipamentos públicos de lazer e as escolas estão lotadas e detonadas; investir na formação das crianças é lei e um dever do Estado.


Serviços gratuitos à sua disposição
Saúde Obesidade infantil: profissionais da Universidade Federal de São Paulo atenderão pais e crianças e os orientarão para tratamento.


Glicemia e pressão arterial: medição da pressão arterial e da glicemia realizada por profissionais da saúde. Após o resultado, pessoas com suspeitas serão encaminhados aos postos de referência.


Sexualidade e gravidez na adolescência: palestras e orientação por profissionais da Unifesp.
Prevenção do câncer de mama e próstata: palestras sobre o procedimento dos exames e orientações de professores e profissionais em radiologia.


Podologia: Atendimento para identificação de calosidade, neurites periféricas e tratamento para o pés diabéticos.


Acuidade visual, prevenção do glaucoma e catarata: técnicos de clínica especializada darão orientação e, quando necessário, farão encaminhamentos gratuitamente.


Palestras sobre drogas e DST/AIDS: haverá várias sessões com palestrantes especializados.


Casa da AIDS: a Casa da Aids, uma das mais importantes referências do país, apresentará vídeos específicos sobre o tema, além de uma exposição que terá o objetivo de tornar mais didática a questão da AIDS.


Beleza Corte de cabelo masculino e feminino: Profissionais atenderão ao público.


Massagem e limpeza de pele: Atendimento gratuito. As crianças poderão se divertir com a maquiagem artística infantil.


Terapia Alternativa: Relaxamento e reflexologia podal (massagem nos pés)


Meio ambiente Plantas medicinais e tóxicas: Profissionais de farmácia darão orientação e explicação sobre os benefícios e o perigo que o mau uso das plantas medicinais podem causar.


Xampu e Amaciante de roupas: Oficina sob orientação de profissionais da área ensinará como se prepara xampu e amaciante de roupas.


Tecnologia Ciência em show: físicos da Universidade de São Paulo apresentarão um espetáculo direcionado às crianças e aos adolescentes.


Entretenimento Oficinas e Recreação: Escultura com balões, bonecas, artesanatos, desenhos livres, confecção de pipas, tererês para os cabelos das meninas, tatuagem atóxica, bonecos e escultutas com massas de modelar, jogos educativos e de raciocínio, piscina de bolinhas, cama elástica e tobogã.


Teatrinho: alunos da Escola Seqüencial e convidados encenarão um texto sobre saneamento básico.


Onde acontecem os eventos:
Escola Técnica Seqüencial (Capão Redondo)
Estrada de Itapecerica, nº 3.777 (entrada pela R. Eng. Aluísio Marques s/n), parque Maria Helena, Capão Redondo, zona sul. 12 de outubro – das 9h às 18h

  Categorias: