Leia a nota da CUT sobre a reeleição de Lula: continuidade de avanços para trabalhadores

01 novembro 16:21 2006

Leia a íntegra da nota da Central Única dos Trabalhadores sobre o resultado da eleição que permitiu um novo mandato ao presidente Lula:


‘ A Central Única dos Trabalhadores apoiou a reeleição do presidente Lula após decisão de 85% dos delegados ao 9º Congresso Nacional da entidade, realizado em junho. Na ocasião, elaboramos uma resolução que formalizou esse apoio e o definiu como uma das tarefas do atual mandato.


Lula está reeleito. Continua, portanto, aberta a possibilidade de manter avanços e de introduzir outras mudanças que apontem para um país socialmente mais justo.


O posicionamento da CUT frente ao novo mandato do presidente Lula também foi definido de maneira democrática, durante o 9º Congresso. Vamos pressionar, junto com os movimentos sociais, os poderes Executivo e Legislativo para implementar as mudanças que consideramos essenciais para o Brasil. Essas mudanças estão expressas no documento intitulado Plataforma Democrática dos Trabalhadores, que pode ser resumido a partir de quatro eixos principais:


– projeto nacional para a justiça social e a soberania nacional
– pelo desenvolvimento com distribuição de renda
– por mais democracia e organização do Estado no Brasil
– mais direitos para o povo


Duas importantes ações, que apontam para a concretização desses objetivos, já estão programadas. Em dezembro, vamos realizar a 3a Marcha Nacional do Salário Mínimo, com apoio de outras centrais sindicais. Nos anos anteriores, a Marcha resultou nos reajustes que tanta importância tiveram para melhorias sociais recentes.


E, já em novembro, a CUT estará entregando oficialmente para as entidades patronais a pauta de reivindicações da Campanha Unificada dos Trabalhadores, em busca de abertura de negociações rumo ao contrato coletivo nacional. Em seguida, a mesma pauta será entregue aos governos federal, estaduais e municipais.


Artur Henrique
Presidente Nacional da CUT’

  Categorias: