Ibama concede 85 licenças ambientais para setor de energia em 2006

11 janeiro 11:45 2007

Órgão terminou o ano com um total de 278 licenças emitidas, recorde histórico anual


 O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis concluiu o ano de 2006 com um recorde anual de 278 licenças ambientais emitidas. Segundo o Ibama, foram emitidas 45 licenças prévias; 142 licenças de instalação; e 91 licenças de operação para todos os segmentos da economia. Somente o setor de energia teve 85 licenças liberadas para instalação e regularização de usinas, linhas de transmissão e gasodutos.


Para as atividades de exploração e produção de Petróleo & Gás, foram emitidas 50 licenças, incluindo a expansão das redes de gasodutos aproveitamento das reservas nacionais de gás natural. O Ibama arrecadou R$ 9,556 milhões com a emissão das licenças ambientais em 2006. O Sistema de Licenciamento Federal foi ampliado, com a implantação de novos formulários nas áreas de termelétricas, transporte de material nuclear e ou radioativo, entre outros.


De acordo com o Ibama, os números demonstraram que a área ambiental não é a responsável pelo entrave ao desenvolvimento do país. O instituto afirma que alguns empreendedores conseguem as licenças, mas acabam adiando a construção dos projetos por motivos diversos ao ambiental, como capital de giro e disputas societárias.

  Categorias: