Acidente na Linha 4: Fórum de entidades define calendário para acompanhar investigação da Linha 4

26 janeiro 16:28 2007

Na última quarta-feira, 24/01, diversas entidades se reuniram no Sindicato dos Metroviários de SP para debater as ações que serão adotadas para garantir a participação da sociedade civil nas investigações sobre as causas reais que envolveram o acidente na futura estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela, bem como para pressionar a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), garantindo a efetiva apuração.
 
As entidades definiram um amplo calendário de atividades com o objetivo de movimentar a população no sentido de exigir seus direitos, conforme segue abaixo.
Este calendário também será pautado por ações de parlamentares das comissões de Serviços e Obra e de Transporte e Comunicação da Alesp:
 
26/01, sexta-feira : As comissões estarão no Edifício Cidade II (Rua Boa Vista, 175) para analisar documentos e o contrato referentes à Linha 4.
30/01, terça-feira, às 14h30: Audiência pública com a presença de presidente do Metrô, Luiz Carlos Frayze David, na Alesp.
01/02, quinta-feira, horário a confirmar: Audiência pública com a presença do Consórcio Via Amarela, na Alesp.
06/02, terça-feira, a partir das 6h30: Distribuição do Jornal do Usuário em várias estações do Metrô.
06/02, terça-feira, horário a confirmar: Audiência pública com a presença do Sindicato dos Metroviários e outras entidades, na Alesp.
07/02, quarta-feira, às 15h: Reunião de todas as entidades no Sindicato dos Metroviários para organizar os atos ecumênico e político do dia 12/02.
08/02, quinta-feira, no período da manhã: Visita aos gabinetes dos deputados para entrega de um documento elaborado por todas as entidades com o objetivo de reforçar o pedido de instauração de CPI.
08/02, quinta-feira, horário a confirmar: Audiência pública com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, na Alesp.
12/02, segunda-feira, a partir das 17h: Ato ecumênico seguido de ato político na Praça da Sé. Nesta data, o acidente da estação Pinheiros completa um mês.


Deputados terão audiência com presidente do Metrô
Os deputados estaduais, membros das comissões de Serviços e Obras e Transportes e Comunicação, farão nesta sexta-feira (26-01) uma diligência na sede do Metrô para uma audiência com o presidente da Companhia, Luiz Carlos Frayze David. O encontro acontecerá às 10h, na sede da empresa, na rua Boa Vista , 175, Centro.
 
A ida dos deputados Adriano Diogo (PT); Orlando Morando (PSDB); Sebastião Arcanjo – Tiãozinho- (PT) presidente da Comissão de Serviços e Obras; Simão Pedro (PT) e Waldomiro Lopes (PSB) presidente da Comissão de Transportes, já está confirmada. Os parlamentares vão requerer documentos e contratos da Linha 4 (Amarela) e mais informações relacionadas ao desabamento nas obras do Metrô no último dia 12 de janeiro, em que perderam a vida seis pessoas.

  Categorias: