Aos 79 anos, morre dom Ivo Lorscheiter, ex-presidente da CNBB

05 março 18:18 2007

Aos 79 anos, o bispo emérito de Santa Maria (RS), dom Ivo Lorscheiter, morreu na tarde desta segunda-feira no Hospital da Caridade, localizado na cidade. O corpo dele será velado a partir das 18h na Catedral Diocesana Imaculada Conceição de Santa Maria.


Segundo a Diocese de Santa Maria, o corpo de dom Ivo Lorscheiter será enterrado amanhã, após a missa que será celebrada na Basílica de Nossa Medianeira de Todas as Graças.


Ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Ivo estava internado no hospital desde 25 de fevereiro por conta de complicações resultantes de uma cirurgia no estômago. Ele também foi secretário-geral da CNBB.


Dom Ivo completaria 80 anos em 7 de dezembro. Nascido em uma família simples e religiosa (é primo do cardeal Aloísio Lorscheider, tem um irmão padre e várias primas freiras), ele foi criado em uma colônia alemã no Rio Grande do Sul.


Dom Ivo foi protagonista de um tempo histórico em que a igreja e o governo seguiram sempre sinais inversos. Último bispo brasileiro nomeado por Paulo 6º ainda com o Concílio Vaticano 2º em andamento, em 1965, ele mal teve tempo de respirar o vento liberalizante que vinha de Roma. A situação interna o colocou à frente da CNBB no período mais obscuro do regime militar.

  Categorias: