FELIZ DIA DE LUTA!

12 março 10:05 2007

‘Nada causa mais horror aos poderosos do que mulheres que sonham e lutam’  (Pedro Tierra)


8 de março, Dia Internacional da Mulher. Mais do que uma quinta-feira de homenagem ao feminino, um dia de reflexão para mulheres e homens sobre a necessidade da luta pela igualdade de direitos ainda tão desiguais.


Por mais que queiram transformar o 8 de março em mais um dia de apelo comercial, não devemos esquecer a origem desse dia histórico de luta de trabalhadoras assassinadas porque não conseguiram escapar do incêndio em uma fábrica de Nova Iorque. Trancadas pelos patrões e pela polícia, 129 mulheres morreram queimadas lutando contra os baixos salários, as extensas jornadas e as péssimas condições de trabalho.


Passado tanto tempo, mulheres de todo mundo continuam na luta contra a discriminação, a opressão e a violência, agora globalizadas – às vezes escancaradas, às vezes mais sutis. Mas a libertação feminina só virá com a construção de um novo tempo, fruto do sonho, da luta e da união de mulheres e homens que buscam diariamente a transformação e a superação das atuais relações econômicas, políticas, sociais e culturais.


Porque no mundo do trabalho, elas continuam recebendo salários menores que os homens para exercer a mesma função e são alvo preferencial dos assédios moral e sexual. E na rotina diária, elas continuam exercendo dupla ou tripla jornada e são vítimas sistemáticas da violência doméstica.


Para mudar tudo isso, é preciso consciência e disposição para gerar esse mundo novo, com a união de mulheres e homens novos para romper preconceitos, lutar pela transformação, conquistar a igualdade e construir uma nova sociedade. Sonho e tarefa de toda a classe trabalhadora. Feliz dia de luta! 

  Categorias: