Colômbia sofre apagão após falha em subestação

27 abril 18:50 2007

Um gigantesco apagão deixou ontem sem eletricidade por mais de duas horas 70% da Colômbia – incluindo Bogotá e as grandes cidades – aparentemente por uma falha técnica em uma subestação de energia próxima da capital, informaram as autoridades, que afastaram a possibilidade de um atentado.
Dezenas de pessoas ficaram presas nos elevadores em Bogotá (7 milhões de habitantes) e em Medelin (2 milhões de habitantes) foi preciso evacuar as estações do metrô, que deixou de funcionar, enquanto os semáforos apagaram nos principais centros.


O presidente Alvaro Uribe informou que a estatal Interconexion Elétrica (ISA) está investigando as causas da falha técnica na subestação de Torca, no porto da capital colombiana. Por sua vez, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, afastou a possibilidade de um atentado terrorista e confirmou aos jornalistas que, segundo a ISA, ‘se tratou de uma falha técnica’.
 
O corte de energia ocorreu às 10 horas locais e continuava duas horas depois. Pablo Corredor, diretor do centro de controle da ISA, disse que, até o meio-dia, o apagão continuava em 50% do país e que se esperava uma recuperação quase total do serviço às 14 horas. ‘A última vez que ocorreu uma emergência destas dimensões foi em 1985’, comentou.


Em Medelin, a Segunda cidade do país, a situação era difícil nas ruas e avenidas, devido à falta de semáforos. Foram registrados numerosos casos de pessoas presas nos elevadores.

  Categorias: