Sinergia CUT entrega Pauta de Reivindicações na CESP e na EMAE

22 maio 09:54 2007

Nova secretária de Saneamento e Energia recebe as Reivindicações dos trabalhadores e discute com o Sindicato assuntos pertinentes à categoria, como o arrendamento da Emae pela Petrobras e privatização


Dirigentes do Sinergia CUT estiveram reunidos na segunda-feira (21) com a Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena. Na oportunidade, foi entregue a pauta de reivindicações dos trabalhadores da CESP e da EMAE na Campanha Salarial 2007. Foi a primeira reunião da nova titular da pasta com os trabalhadores.


Temas importantes foram tratados. Sobre o arrendamento da Emae pela Petrobras, Dilma informou que já se busca novos recursos na Aneel para acelerar o processo. Em relação ao conturbado processo eleitoral na EMAE, o Sinergia CUT mostrou sua preocupação em relação ao clima tenso gerado na empresa em virtude da disputa política. A secretária disse que o problema é da esfera da Emae, mas que já determinou ao presidente da empresa, Guilherme Cirne de Toledo, que dê uma solução ao caso.


Na questão de privatização das duas empresas, a secretária assegurou que o tema está sendo discutido na esfera do Palácio dos Bandeirantes. E deixou claro: do jeito que está, a situação das duas empresas não pode ficar. Ela reconheceu a necessidade de ‘otimizar’ as duas empresas, mas não esclareceu quais medidas seriam tomadas para viabilizar o procedimento.


O governo estadual também planeja alterações na Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE). Uma minuta de projeto de lei está em elaboração na para ser entregue ao governador José Serra. A idéia inicial é que a CSPE se transforme em agência reguladora e cuide de assuntos relacionados a gás, energia e saneamento.


Na questão de energia, outras vertentes seriam acompanhadas como a biomassa, biodiesel, térmicas, etc. O Sinergia CUT requisitou participação na discussão da minuta do projeto de lei. A secretária abriu possibilidade e o tema poderá ser reaberto em nova reunião a ser feita em meados de junho. Aguarde.

  Categorias: