Dique-Fundação está de volta

05 junho 09:58 2007

A Fundação CESP reassumiu, no dia 21 de maio passado, o atendimento aos usuários dos Programas de Saúde e Assistenciais. O Disque Fundação – (11) 3065.3000 ou 0800 012 7173 – passa a dar informações sobre os Programas de Assistência Médico-Hospitalar (AMH), Assistência Odontológica (AO), Plano Especial de Saúde (PES) e Programas Assistenciais (reembolsos de medicamentos, próteses e órteses e programa ao deficiente).


O atendimento telefônico para a rede credenciada, assim como as entregas de guias para cobrança dos serviços prestados aos usuários dos planos de saúde, e o processamento de contas médicas também voltam a ser feitos pela Fundação CESP. Mas tudo isso só foi possível graças à mobilização dos trabalhadores da ativa e dos conselheiros eleitos pela companheirada para a Fundação CESP e que são apoiados pelo Sinergia CUT.


Não custa lembrar que, por serem responsáveis pela conta do custo administrativo, as empresas tentaram de todas as maneiras a terceirização dos serviços. Tudo com promessas de melhorias aos usuários. Nada aconteceu, principalmente nos serviços oferecidos pela rede credenciada.


O quadro piorou com a chegada do diretor da área de saúde, Claudio Rocha, que decidiu implantar práticas de mercado no Plano da Fundação CESP. Os conselheiros apoiados pelo Sinergia CUT reivindicavam sua destituição, algo que ocorreu e automaticamente abriu espaço para uma mudança no modelo de gestão.


A primeira mudança foi a contratação de 54 trabalhadores para o quadro próprio da Fundação CESP, que entraram com a função de atuar nos setores de atendimento e processamento, um procedimento que culminou com o retorno do Disque-Fundação.


Mas ainda há possibilidades de avanços. O Sinergia CUT e os conselheiros irão pedir outras melhorias, como a eliminação da senha para consultas odontológicas. O Sinergia CUT ficará de olho na fiscalização para o bloqueio de fraudes e de qualquer ato que possa impedir o funcionamento dos novos serviços aos usuários do plano de Saúde. O Disque-Fundação é apenas o primeiro passo.


Sua identificação no Disque-Fundação ficou mais fácil:




  • Se você é aposentado ou pensionista, deverá digitar o número 2, assim que a mensagem eletrônica pedir.


  • Participante (trabalhador ativo) ou dependentes devem digitar o número 3.


  • Para Recursos médicos credenciados digitar o número 4.

Para ter acesso ao atendimento sobre produtos e serviços é necessário digitar os seguintes números:




  • Para Previdência, digite 2


  • Para Saúde e Reembolso, digite 3


  • Para Seguros, digite 4


  • Para ajuda ao portal, digite 5


  • Para Empréstimo, digite 6

Atendimento na Central de Regulação



  • Fornecimento de senhas para a realização de exames de alta complexidade.

  • Fornecimento de informações e orientações nos casos de urgência e emergência, que ocorrerem fora do horário comercial (das 20 às 8 horas da manhã), nos finais de semana e feriados.

Solicitação de senhas: (11) 5853.2653 ou 0800 702 2015.
Informações nos casos de urgência e emergência: (11) 2169.2330 ou 0800 709 3430.

  Categorias: