Na sétima rodada de negociação com o Sinergia CUT nesta terça-feira (19), a Elektro apresentou sua proposta final de Acordo Coletivo. Graças a capacidade de intervenção do Sinergia CUT, foi possível arrancar avanços e garantias para os trabalhadores.
Na questão econômica, o reajuste salarial seria de 5%, sendo 4,13% do ICv Dieese e mais 0,83% de aumento real. O mesmo percentual seria usado para alterar o valor do Auxílio Creche e da Gratificação de Férias.
A cesta básica teria um percentual de 6%. Mas com um detalhe: a correção da tabela, que varia de 25% a 100%, passa a ser de 20% para todos. O Vale Alimentação e Vale Refeição também serão reajustados em 6%.
Outra vitória é na questão da vigência do Acordo Coletivo. A empresa topou prorrogar o ACT até 31 de maio de 2009, prorrogável por mais um ano, desde que tenha acordo entre a empresa e o Sindicato.
Na readequação da cláusula 48, a empresa apresentou proposta de manter os 4 termos de escala (Call Center, COD, CSR e Linha Viva) na clausula 48ª. Vale lembrar também que os seguintes termos serão incorporados ao ACT 2007 / 2009:Restaurante, fundo de educação, pagamento e/ou compensação de horas extras, prazo determinado, praticante de eletricista e súmulas 172 e 191. O Sindicato conseguiu arrancar na mesa um calendário de discussões da redação para incorporação dos direitos contidos nestes termos como clausulas do ACT.
Bolsa de estudosO Sinergia CUT obteve também acréscimo de mais 30 bolsas de estudo em agosto de 2007 conforme lista de espera. Em dezembro 2007, estarão concluindo o curso 34 pessoas. Essas vagas serão repostas em janeiro de 2008, mediante nova abertura de inscrição.
Gerenciamento de PessoalA Elektro encaminhou a proposta de 5% de rotatividade na vigência do ACT (2007 / 2009), sendo que 2,5% serão aplicados de junho/07 a maio/08 e os outros 2,5% de junho/08 a maio/09. O quadro minimo fica em 2300 trabalhadores. A indenização por desligamento será de 0,3 salarios por ano trabalhado com um teto estabelecido de 4 salários.
Plano de Aposentadoria Especial A empresa reconheceu o precedente normativo 85 do TST, que afirma que: Defere-se a garantia de emprego, durante os 12 meses que antecedem a data em que o empregado adquire direito à aposentadoria voluntária, desde que trabalhe na empresa há pelo menos 5 anos. Adquirido o direito, extingue-se a garantia.
A empresa reconheceu a necessidade do período de estabilidade pré-aposentadoria de até 12 meses. Desde que o trabalhador conte com cinco anos de empresa e tenha a certidão de contagem do tempo de serviço fornecida pelo INSS que comprove o período de até 12 meses para se aposentar. A Elektro propôs um prêmio de 0,3 salários por ano trabalhado com teto de seis salários e doze meses de Assistência Médica Hospitalar e Odontológica com o pagamento da multa do FGTS pelo período integral trabalhado na empresa.
A empresa confirmou que aqueles que já estão aposentados no INSS ou que solicitaram o benefício e não foi concedido, e com discussão administrativa ou juridica , poderão se inscrever no programa até 30 dias após a assinatura do Acordo. O desligamento destes trabalhadores será a partir de janeiro de 2008.
Para os que pretendem se aposentar, estes poderão entrar no programa de incentivo à aposentadoria em até 30 dias da entrada do pedido no INSS e serão obrigados a se desligar no período de até seis meses, possuindo ou não a carta de concessão do benefício do INSS na mão. PLRO valor a ser distribuído é uma parcela fixa de R$ 2.078 mais 47,46% da parcela variável da remuneração (salário base, anuênio mais incorporação do Acordo Judicial), garantindo-se no mínimo, uma remuneração caso haja o atingimento das metas. Para a antecipação da PLR em julho de 2007, haverá um valor igual para todos de R$ 1150 da parte fixa mais 27% da remuneração (parte variavél).Com relação às metas do Resultado de Serviço, a empresa se comprometeu a redefinir caso ocorra uma mudança em suas previsões. Toda a proposta encaminhada pela Elektro será analisada em assembléias programadas para ocorrer de terça (26) a quinta (28) da próxima semana. A decisão é sua! Participe!