Elektro faz proposta final

19 junho 17:50 2007

Na sétima rodada de negociação com o Sinergia CUT nesta terça-feira (19), a Elektro apresentou sua proposta final de Acordo Coletivo. Graças a capacidade de intervenção do Sinergia CUT, foi possível arrancar avanços e garantias para os trabalhadores.


Na questão econômica, o reajuste salarial seria de 5%, sendo 4,13% do ICv Dieese e mais 0,83% de aumento real. O mesmo percentual seria usado para alterar o valor do Auxílio Creche e da Gratificação de Férias.


A cesta básica teria um percentual de 6%. Mas com um detalhe: a correção da tabela, que varia de 25% a 100%, passa a ser de 20% para todos. O Vale Alimentação e Vale Refeição também serão reajustados em 6%.


Outra vitória é na questão da vigência do Acordo Coletivo. A empresa topou prorrogar o ACT até 31 de maio de 2009, prorrogável por mais um ano, desde que tenha acordo entre a empresa e o Sindicato.


Na readequação da cláusula 48, a empresa apresentou proposta de manter os 4 termos de escala (Call Center, COD, CSR e Linha Viva) na clausula 48ª. Vale lembrar também que os seguintes termos serão incorporados ao ACT 2007 / 2009:Restaurante, fundo de educação, pagamento e/ou compensação de horas extras, prazo determinado, praticante de eletricista e súmulas 172 e 191.  O Sindicato conseguiu arrancar na mesa um calendário de discussões da redação para incorporação dos direitos contidos nestes termos como clausulas do ACT.


Bolsa de estudos
O Sinergia CUT obteve também acréscimo de mais 30 bolsas de estudo em agosto de 2007 conforme lista de espera. Em dezembro 2007, estarão concluindo o curso 34 pessoas. Essas vagas serão repostas em janeiro de 2008, mediante nova abertura de inscrição.


Gerenciamento de Pessoal
A Elektro encaminhou a proposta de 5% de rotatividade na vigência do ACT (2007 / 2009), sendo que 2,5%  serão aplicados de junho/07 a maio/08 e os outros 2,5% de junho/08 a maio/09. O quadro minimo fica em 2300 trabalhadores. A indenização por desligamento será de 0,3 salarios por ano trabalhado com um teto estabelecido de  4 salários.


Plano de Aposentadoria Especial
A empresa reconheceu o precedente normativo 85 do TST, que afirma que: Defere-se a garantia de emprego, durante os 12 meses que antecedem a data em que o empregado adquire direito à aposentadoria voluntária, desde que trabalhe na empresa há pelo menos 5 anos. Adquirido o direito, extingue-se a garantia.


A empresa reconheceu a necessidade do período de estabilidade pré-aposentadoria de até 12 meses. Desde que o trabalhador conte com cinco anos de empresa e tenha a certidão de contagem do tempo de serviço fornecida pelo INSS que comprove o período de até 12 meses para se aposentar. A Elektro propôs um prêmio de 0,3 salários por ano trabalhado com teto de seis salários e doze meses de Assistência Médica Hospitalar e Odontológica com o pagamento da multa do FGTS pelo período integral trabalhado na empresa.


A empresa confirmou que aqueles que já estão aposentados no INSS ou que solicitaram o benefício e não foi concedido, e com  discussão administrativa ou juridica , poderão se inscrever no programa até 30 dias após a assinatura do Acordo. O desligamento destes trabalhadores será a partir de janeiro de 2008.


Para os que pretendem se aposentar, estes poderão entrar no programa de incentivo à aposentadoria em até 30 dias da entrada do pedido no INSS e serão obrigados a se desligar no período de até seis meses, possuindo ou não a carta de concessão do benefício do INSS na mão.
           
PLR
O valor a ser distribuído é  uma parcela fixa de R$ 2.078 mais 47,46% da parcela variável da remuneração (salário base, anuênio mais incorporação do Acordo Judicial), garantindo-se no mínimo, uma remuneração caso haja o atingimento das metas. Para a antecipação da PLR em julho de 2007,  haverá um valor igual para todos de R$ 1150 da parte fixa mais 27% da remuneração (parte variavél).Com relação às metas do Resultado de Serviço, a empresa se comprometeu a redefinir caso ocorra uma mudança em suas previsões.
 
Toda a proposta encaminhada pela Elektro será analisada em assembléias programadas para ocorrer de terça (26) a quinta (28) da próxima semana. A decisão é sua! Participe!

  Categorias: