Em rápida reunião na manhã desta segunda-feira (02), em São Paulo, os negociadores da Comgás apresentaram ao Sinergia CUT uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores. Em pouco mais de quarenta minutos, a empresa se limitou a entregar a proposta por escrito, deixando a negociação para a próxima rodada.
No econômico, os representantes da Comgás propuseram apenas 4% de reajuste nos salários e só 2% de reajuste nos benefícios, como vale alimentação e PLR. O piso salarial ficaria sem nenhum reajuste. Segundo a empresa, os índices propostos não estão nem estarão atrelados a nenhum indicador econômico A validade do novo Acordo Coletivo seria de dois anos.
Depois da entrega do documento, os negociadores da empresa solicitaram uma análise da proposta por parte do Sindicato para discussão durante a terceira rodada, marcada para a próxima quinta-feira (05). Mas o Sindicato adianta que a proposta será rejeitada, já que não contempla as expectativas dos gasistas e recusa a negociação de várias reivindicações da categoria.
Confira a íntegra da contraproposta da Comgás:
Validade do ACT:Vigência máxima de 02 anos, nos termos da legislação vigente. No próximo ano serão revistas exclusivamente as cláusulas de natureza econômica.Estabilidade Pré aposentadoria:Manter a atual redação e prazos do ACT vigente. Estabilidade gestante, auxílio maternidade e demais garantias:Manter a atual redação e prazos do ACT e legislação vigentes. Estabilidade a Empregados afastados por doença:Manter a atual redação e prazos do ACT vigente.Política de Emprego:Manter a atual redação e prazos do ACT vigente.Reabilitação e Reintegração Profissional:A empresa manterá as cláusulas do ACT vigente em seus termos.Reposição Salarial:A Comgás propõe reajuste de 4%, aplicável sobre os salários de maio/2007. Este reajuste não está nem estará atrelado a nenhum indicador econômico. Por ocasião da data-base de cada ano, deverá ocorrer nova negociação para reajuste geral dos salários.Participação nos Lucros e Resultados:Os valores fixos das metas coletivas e vinculadas aos resultados obtidos pela empresa serão reajustados em 2%.Política de Benefícios e Piso Salarial:Manter a redação do ACT vigente. Neste ano os benefícios serão reajustados em 2% e novos reajustes deverão ser negociados em cada data-base. Não haverá reajuste no Piso Salarial.Vale Alimentação:O benefício do Vale Alimentação dos empregados ativos e aposentados será reajustado em 2%, mantendo-se os demais termos do ACT vigente.Relações Sindicais:Manter a mesma redação do ACT atual.Cláusulas Preexistentes:As cláusulas preexistentes não discutidas nesta contraproposta terão sua validade estendida até 31/05/2009.Demais tópicos da Pauta de Reivindicações:Não negociável.