Apagão atinge 1 milhão em 21 cidades de São Paulo

24 julho 17:10 2007

O mau tempo provocou um blecaute que deixou cerca de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica na manhã desta terça-feira em 21 municípios do interior de São Paulo. A suspensão teve início por volta das 10h.


De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o apagão foi causado por ‘chuvas fortes e intensas ventanias’, que provocaram curtos-circuitos e desligamentos de linhas de transmissão e da subestação de uma usina hidrelétrica.


As linhas de transmissão ficam entre as usinas hidrelétricas de Promissão e de Nova Avanhandava, no rio Tietê. Além do desligamento, as chuvas também barraram o atendimento feito por uma subestação que atende a hidrelétrica de Promissão.


Em São José do Rio Preto, cerca de 315 mil moradores tiveram o fornecimento de energia elétrica cortado por até 14 minutos. Em Araçatuba, o corte afetou 170 mil moradores por oito minutos.


A situação foi solucionada ainda pela manhã, mas trouxe incômodos aos usuários, especialmente para os bancos estabelecidos na região, que tiveram problemas no sistema de transmissão de dados financeiros para São Paulo. Os bancos não quiseram informar valores de prejuízos. (Chico Siqueira, Direto de Araçatuba)

  Categorias: