Exposição na CUT mostra o Dieese ao longo da história

01 agosto 15:40 2007

Evento, aberto nesta terça-feira, permanecerá na sede por três semanas


O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), convida a todos para a exposição que reflete de forma breve essa instituição tão importante para a história do trabalhador no Brasil. O evento é um dos produtos do projeto de memória, patrocinado pela Petrobrás e que inclui: Almanaque (que será lançado no final do mês de agosto e coincidirá com o aniversário de 24 anos da CUT); Site (o lançamento será até o final de setembro) e um Vídeo institucional.


A exposição, que foi aberta às 19 horas desta terça-feira (31/7), na sede nacional da CUT, Rua Caetano Pinto, n° 575 – Brás, permanecendo no local por três semanas, já passou pelo Palácio do Trabalhador, onde fica a sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo e a Força Sindical, e no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Depois percorrerá as centrais CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e UGT (União Geral de Trabalhadores), seguindo para outros estados do país em que o Dieese tem escritórios regionais.


O Dieese surgiu no começo dos anos 50, período em que houve intensa manifestação da classe trabalhadora, com greves e mobilizações, e a conjuntura econômica mesclava crescimento e inflação. Nas negociações coletivas de trabalho, os sindicatos desconfiavam dos números apresentados pelo governo, o que estimulou a criação de um órgão de assessoria aos Sindicatos. (Vanessa Prates, estagiária de jornalismo)

  Categorias: