Brasiliana: AES e BNDES fazem avaliação dos ativos no país

17 agosto 09:44 2007

Processo de venda da participação do banco deve ser concluído até o fim do ano. Multinacional manifesta disposição de manter o controle


O processo de venda da participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na Companhia Brasiliana de Energia está na fase de avaliação dos ativos. Além do BNDES, a AES Corp também está fazendo uma avaliação independente. Após essa fase, as empresas vão apresentar os valores encontrados para chegarem a um valor comum. Segundo Britaldo Pedrosa Soares, presidente da AES Brasil, se for encontrada uma disparidade maior que 10%, uma terceira avaliação independente será contrada.


O executivo salientou que a AES Corp já manifestou o interesse de manter o controle dos ativos no país, que representam 30% do faturamento global da companhia. ‘O processo de avaliação será concluído no final de agosto, o que levará à definição da base de preço’, explicou o executivo em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 15 de agosto, em São Paulo. Com o processo de avaliação concluído, será aberto um data-room para possíveis interessados na participação de 49,99% que o BNDES detém.


O processo de venda prevê uma cláusula de drag along, que obriga a AES oferecer suas ações, caso não exerça o direito de preferência para aquisição. Se tudo ocorrer dentro do cronograma, a transação deve ser concluída até o fim do ano. Contudo, se as avaliações forem muito discrepantes e a AES não exercer o direito, o cronograma deve entrar por 2008.


A Brasiliana controla a AES Eletropaulo (SP), AES Tietê, AES Uruguaiana e AES Infoenergy. A AES ainda tem o controle da AES Sul (RS) e participação na Cemig através da SEB, que estão fora do processo. (Alexandre Canazio)

  Categorias: