Aposentados e pensionistas começam a receber hoje 13° salário

03 setembro 10:49 2007

Cerca de 21,8 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários da Previdência Social começam a receber hoje (3) a primeira parcela do 13° salário. Os primeiros são aqueles com benefícios de final 1 e 6. Os pagamentos seguem até a próxima segunda-feira (10), quinto dia útil do mês.


Nesta parcela, não incide o desconto do Imposto de Renda, que só é feito em dezembro, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga a segunda parcela do 13° salário.


Segundo a assessoria do INSS, serão pagos neste mês R$ 19,8 bilhões, sendo R$ 6,3 bilhões referentes à primeira parcela do abono de Natal.


Não tem direito ao abono natalino, segundo o INSS, quem recebe os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.


Esta é a segunda vez que ocorre adiantamento da gratificação. A primeira foi em 2006. A medida faz parte do acordo firmado, em julho, entre o ministro da Previdência, Luiz Marinho, e entidades representativas dos beneficiários. A antecipação será mantida até 2010.

  Categorias: