AES tem interesse em exercer direito de preferência sobre ações da Brasiliana

17 setembro 10:05 2007

O presidente da AES Brasil, Britaldo Soares, contou em entrevista exclusiva à Agência CanalEnergia que a holding já manifestou ao BNDESPar o interesse em exercer o direito de preferência no processo de venda das ações do braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na Brasiliana. Segundo o executivo, a prioridade de investimentos da companhia é a aquisição das ações, que totalizam 49% da Brasiliana.

‘Do ponto de vista da AES no Brasil, o investimento mais relevante é a consideração a respeito da aquisição da participação do BNDES na Brasiliana como resultado do processo público iniciado pelo BNDESPar’, disse. Soares contou que a holding precisa aguardar a evolução do processo para o exercício.

Soares salientou que o interesse pelo direito de preferência foi manifestado em função da importância e da performance, para a AES, dos ativos que estão sob o guarda-chuva da Brasiliana – a AES Eletropaulo e as geradoras AES Tietê e AES Uruguaiana. Os demonstrativos financeiros da matriz, a americana AES Corp., indicam que os ativos brasileiros correspondem a 1/3 do faturamento consolidado da matriz – US$ 4 bilhões, para uma receita consolidada total de US$ 12 bilhões.

O último passo do processo envolve a escolha de uma terceira empresa para avaliação do valor das ações da Brasiliana. O motivo da avaliação é a diferença superior a 10% entre os valores apresentados pelas avaliadoras das duas sócias. Segundo o processo, uma diferença acima de 5% obriga a contratação de uma terceira empresa.

  Categorias: