Fórum Nacional da Previdência: Pisos previdenciário e assistencial continuam vinculados ao salário mínimo

21 setembro 17:51 2007

O Fórum Nacional da Previdência chegou ao consenso de que o piso previdenciário e o piso assistencial (LOAS) devem continuar vinculados ao salário mínimo. O outro consenso, alcançado nos dois dias de reunião encerrada nesta quinta (20), é de que deve ser mantida a diferença de tempo de contribuição e idade mínima entre mulheres e homens na Previdência Social.
 
Dos consensos alcançados até agora no Fórum, todos atendem a reivindicações e propostas da CUT. Nova rodada do Fórum vai ser realizada.


‘Houve muita resistência por parte dos empresários em relação a manter os pisos vinculados ao salário mínimo. Houve também muita insistência em torno de temas que não atendem os interesses dos trabalhadores, mas estamos conseguindo pautar o debate’, avalia o presidente da CUT Artur Henrique, representante da Central no Fórum.


A duração do Fórum atravessou as previsões iniciais e deve ter, pelo menos, mais uma rodada.
Na última quarta (19), durante sua palestra na reunião da Direção Executiva da CUT, o economista Amir Khair elogiou a atuação da Central e da bancada dos trabalhadores no Fórum. ‘Vocês estão mudando a abordagem que historicamente vinha sendo dada à Previdência’, comentou. (Isaías Dale)

  Categorias: