Horário de Verão começa no dia 14 de outubro

21 setembro 15:30 2007

Medida de redução do consumo vai até 16 de fevereiro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Economia deve ficar entre 4% e 5% da demanda no horário de pico


O Ministério de Minas e Energia estabeleceu a zero hora do dia 14 de outubro para o início do Horário de Verão 2007/2008. A medida para reduzir o consumo no horário de pico vai até 16 de fevereiro nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão do Operador Nacional do Sistema é que haja uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico, o que representa 2 mil MW.


Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de redução na demanda da ordem de 1.745 MW, o que equivale ao dobro da carga de consumo de pico de Brasília. Já na região Sul, a redução deverá ser da ordem de 522 MW, equivalente ao triplo da carga de pico da cidade de Florianópolis. O objetivo da medida é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro.


Segundo o MME, no âmbito regional, nas áreas compostas pelo Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Paraná, prevê-se uma redução de carregamento nas instalações de transmissão e melhoria no controle de tensão em condições normais e em situações de emergência. Já nas áreas Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além dos ganhos na segurança operacional, esperam-se benefícios econômicos expressivos com a redução de geração térmica.


Nesta edição, a medida abrange Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses são as mesmas áreas das últimas duas edições.

  Categorias: