Ildo Sauer anuncia desligamento da Petrobras

25 setembro 09:27 2007

A executiva Maria da Graça Foster assumiu ontem a diretoria de Gás e Energia da Petrobras. Maria assume no lugar de Ildo Sauer, que esteve a frente da área por quatro anos e meio. A executiva era presidente da BR Distribuidora, que passa a ser comandada por José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras. Ildo Sauer divulgou carta sobre a demissão pelo conselho de administração da estatal, afirmando que recebi a notícia do afastamento ‘sem alegria e sem espanto’.


Em um balanço do período a frente da diretoria, Sauer disse que conseguiu reestruturar ‘as verdadeiras cavalariças’ em que se tinha convertido o plano emergencial de termelétricas a gás natural elaborado pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Ele lembrou também que a diretoria conseguiu deslanchar projetos de gasoduto que vão dobrar a rede nacional até 2009.


Para Sauer, as reformas ‘liberais’ do setor elétrico causaram um prejuízo de R$ 10 bilhões para os pequenos e médios consumidores e para as estatais. As perdas teriam sido causadas pela ruptura dos contratos de fornecimento de energia de longo prazo das estatais. Sauer voltará a exercer o cargo de professor titular da Universidade de São Paulo.


O conselho de administração da Petrobras também aceitou a renuncia de Roger Agnelli, presidente da Vale do Rio Doce. A companhia anunciou recentemente a decisão de entrar na área de exploração de gás natural, o que a tornaria uma competidora da estatal.

  Categorias: