CNE realiza articulações em Brasília

24 outubro 09:05 2007

PLS 51, Centralização do Grupo Eletrobrás e CCE-09 e 10 foram os pontos de pauta da reunião


O CNE participou no último dia 17 de Audiência, em Brasília, com a Senadora Fátima Cleide (PT-RO) e o Senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) para discutir o PLS 51, que trata da retirada das distribuidoras federais do Plano Nacional de Desestatização. Na oportunidade o coletivo reiterou seu apoio à aprovação do projeto e o que ele representa para o futuro dos trabalhadores destas empresas.


Neste momento o PLS 51 está em tramitação com o parecer favorável do Senador Valadares que é o seu relator. Com o intuito de acelerar seu andamento foi feita também uma visita ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Senador Marco Maciel (DEM-PE), para solicitar que o PLS 51 seja colocado em pauta o mais breve possível para que seja votado.


Centralização da Gestão e CCE-09 e 10
Durante a ida do CNE a Brasília foi feita uma importante reunião com o Deputado Eduardo Valverde (PT-RO) onde foi debatido o processo de centralização da gestão do Grupo Eletrobrás e a campanha pelo fim da CCE-09 e 10.


De acordo com Franklin Gonçalves, Secretário de Energia da FNU e membro do CNE, os trabalhadores mais uma vez se posicionaram quanto à questão da centralização. ‘Reafirmamos a importância da criação de um fórum para discutir essa questão da centralização da gestão, em especial a situação das distribuidoras federais. Queremos a formação desta instância com a participação dos parlamentares dos estados, Eletrobrás, Ministério de Minas e Energia e os trabalhadores’, afirmou.


Para os trabalhadores não será apenas com centralização de gestão que se resolverá, por exemplo, a redução de perdas nas empresas. É fundamental ampliar o debate com a participação do conjunto dos atores ligados ao setor elétrico no país.


Em relação a CCE-09 e 10 o Deputado Eduardo Valverde anunciou que já encaminhou requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia, para debater o tema. Na ocasião será feito pelos trabalhadores o lançamento oficial da Campanha pelo Fim da CCE-09 e 10.


Na avaliação do CNE a agenda realizada foi positiva, pois foi possível colocar em discussão temas importantes para os trabalhadores, como o PLS 51, a centralização da gestão do Grupo Eletrobrás e a questão da CCE-09 e 10. Ou seja, em um dia de articulações políticas ficou sinalizado avanços significativos. Vamos a luta!

  Categorias: