Dez anos de Sinergia CUT

29 outubro 14:05 2007

No dia 16 de novembro de 1997, a quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo foi palco de um momento extremamente marcante. Autoridades, líderes sindicais e mais de mil trabalhadores estavam presentes para a fundação de uma nova entidade. Um Sindicato que nascia com a missão de combater não somente as tramóias das empresas, mas também a arcaica estrutura sindical brasileira.


Muito mais que um sonho de formar um sindicato único para os gasistas e um sindicato único para os eletricitários, o Sinergia CUT é a realização de um Sindicato Único dos Energéticos. Surgiu com a missão de conduzir os trabalhadores energéticos na promoção de uma virada. Comprovar que era possível fazer sindicalismo combativo e independente sem estar atrelado a governos ou mesmo aos patrões de plantão.


Em todos esses anos de luta, resistência e conquista muito foi feito para garantir uma vida melhor aos trabalhadores. A organização por local de trabalho – com representantes sindicais e comissões sindicais de base  –  e a decisão soberana nos momentios decisivos – sempre fez e faz toda a diferença.


Para coroar esse importante momento, o Sinergia CUT realizará na semana que vem, nos dias 08 e 09 de novembro, três grandes atividades no Hotel Nacional Inn em Campinas:


2ª REUNIÃO COLEGIADA AMPLIADA
quinta-feira (08), das 14h às 19h


A discussão entre dirigentes e representantes sindicais e membros das comissões sindicais de base, será em torno do balanço da Campanha Salarial 2007 e os desafios à vista para 2008, entre eles, as eleições sindicais.


SEMINÁRIO
sexta-feira (09), das 9h às 18h


Os rumos do sindicalismo brasileiro frente aos novos acontecimentos, como o reconhecimento das centrais sindicais e o fim do imposto sindical, serão temas para calorosos debates.


COMEMORAÇÃO COM CATEGORIA


sexta-feira (09), a partir das 19h30


Momento de refletir e também comemorar. O Sindicato vem preparando uma festa em que todos os trabalhadores são convidados. Autoridades sindicais e políticas que sempre apoiaram o projeto Sinergia CUT também foram chamados. As comemorações dos dez anos do Sinergia CUT já vêm ocorrendo desde o último mês de abril. Além das caravanas de dirigentes que rodaram a base, foram lançadas as Campanhas de Sindicalização (Mais Gente Mais Energia) e de Fidelização (Gente Companheira), com a realização de sorteios de estadias gratuitas nas Colônias de Férias do Sindicato em Praia Grande e Caraguatatuba.

  Categorias: