Petrobras corta gás natural de distribuidoras para atender térmicas

01 novembro 12:03 2007

Estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram os mais atingidos pela medida. As distribuidoras locais estariam recebendo mais gás do que o contratado


A Petrobras reduziu o fornecimento de gás natural desde a última terça-feira, 30 de outubro, para às distribuidoras Ceg, Ceg-Rio e Comgás, dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a estatal, a medida foi tomada para atender aos demais contratos e ao Termo de Compromisso assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica para garantir a geração das térmicas a gás.


A empresa afirmou que as distribuidoras vinham recebendo volumes superiores ao total estabelecido em contrato. A Petrobras disse que alertou as três concessionárias sobre a redução dos volumes entregues, diante da necessidade de despacho das térmicas por mérito.


A Petrobras informou ainda que negocia, há vários meses, com estas distribuidoras para atender aos volumes retirados pelas empresas acima do que está contratado por meio de outras modalidades contratuais de longo prazo, de forma a atender aos diversos segmentos de mercado destas companhias.

  Categorias: