Petrobras bate recorde de geração de energia térmica

06 novembro 13:02 2007

Produção atingiu 2,9 mil MW no último domingo, 4, volume acima do estabelecido no termo de compromisso com a Aneel, segundo estatal


A Petrobras informou que registrou recorde de geração térmica para o Sistema Interligado Nacional. Segundo a estatal, a produção de eletricidade atingiu o total de 2,9 mil MW no último domingo, 4, volume acima do estabelecido no termo de compromisso firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica – que prevê geração de 2.170 MW.


No entanto, de acordo com a companhia, restrições no sistema de transmissão permitiram disponibilizar 2.320 MW. Para chegar a esta marca, a Petrobras informou que forneceu 13,2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. O melhor aproveitamento do potencial de produção das termelétricas, a redução na demanda de gás no final de semana e a diminuição do consumo interno da estatal, também contribuiram para o resultado, segundo a Petrobras.


Além disso, ainda de acordo com a Petrobras, a troca do gás natural pelo óleo diesel por consumidores industriais da distribuidora de gás paulista Comgás influenciou na produção, com a disponibilização adicional de 800 mil metros cúbicos diários. No caso das distribuidoras Ceg e Ceg-Rio, do Rio de Janeiro, a Petrobras ainda entrega 2,3 milhões de metros cúbicos diários de gás acima do determinado no contrato de fornecimento, por força de liminar impetrada pelo governo estadual.

  Categorias: