A população da cidade de São Paulo comemora na próxima terça-feira (20) o quarto feriado em homenagem ao grande herói nacional Zumbi dos Palmares. A transformação da data em Dia Nacional da Consciência Negra é um marco da luta pela igualdade racial na sociedade brasileira. O dia foi instituído em território nacional pela lei federal nº 10.639, de janeiro de 2003. Em 262 cidades, leis municipais decretaram a data como feriado. Porém, ainda há muito que se conquistar para melhor comemorarmos esta data.
A Marcha da Consciência Negra já é um marco político Organizada pelo Movimento Negro, a primeira e a segunda Marcha da Consciência Negra foram realizadas em 2003 e 2004. Em 2005, dez anos depois da vitoriosa Marcha Zumbi dos Palmares – contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida, duas marchas para Brasília são realizadas – nos dias 16 e 22 de Novembro – comemorando o Zumbi + 10.
Na cidade de São Paulo, foi somente no ano de 2006 que o dia 20 de Novembro se tornou feriado (Lei 13.707/ 2004), aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores m homenagem ao herói nacional Zumbi dos Palmares e em reconhecimento pela contribuição de negros e negras ao desenvolvimento do Brasil. A III Marcha da Consciência Negra, realizada no mesmo ano, reuniu cerca de 10 mil pessoas.
Nesse 20 de novembro de 2007 convidamos a todos e todas para participar da IV Marcha, ao lado de todos setores da sociedade dispostos a fortalecer um amplo movimento por mudanças capazes de realizar nossos sonhos por soberania e preservação de nossos territórios, de nossas religiões, de nossas culturas, de nossas identidades e opções sexuais, de nossos projetos de vida por um novo Brasil sem racismo, sem machismo, sem intolerância religiosa e sem discriminação de qualquer natureza.
Orientações para a IV Marcha da Consciência Negra
A CUT, por meio da CNCDR – Coordenação Nacional contra a Discriminação Racial -convida aos Sindicatos, Federações e Confederações cutistas, que em seus devidos ramos que contribuam na organização e na realização da IV Marcha da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, em suas respectivas regiões.
‘Em São Paulo estamos mobilizados para ultrapassarmos a participação da Marcha realizada em 2006, que contou com a presença de 20 mil pessoas’, diz Marcos Benedito, coordenador da CNCDR.
A concentração da IV Marcha será às 10h00 no MASP, na Avenida Paulista.
ROTEIRO
10h – Atividade Cultural: samba, hip hop, capoeira, maracatu e outros
13h – Culto Inter-Religioso e Ato Político.
14h – Caminhada do MASP até o Teatro Municipal
(Av. Paulista, R. da Consolação, R. Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo)
17h – Encerramento.
Mais informações:http://4marchadaconsciencianegra.blogspot.com/[email protected]
IV Marcha da Consciência NegraDia 20 de novembro de 2007 Concentração às 10h00 no MASP – Av. PaulistaSão Paulo – SP
· Combate ao racismo, ao machismo, a pobreza, a homofobia e a intolerância religiosa! · Contra a violência e pela vida!· Pelo fortalecimento das ações afirmativas: votação imediata do Estatuto da Igualdade Racial, do Projeto das Cotas – PL 73/99 e titulação das terras de quilombos!
Viva Zumbi dos Palmares!
Marcos BeneditoCoordenador da CNCDR/CUTblog: cncdr.zip.net