OPÇÃO PELA DEMOCRACIA…

14 novembro 17:11 2007

… e pela transparência, independência, organização por local de trabalho, liberdade e autonomia sindical. Confira a programação em comemoração aos 10 anos de Sinergia CUT


16 de novembro de 1997. Mais que um dia de homenagem aos eletricitários, comemorado anualmente, um marco na construção do sonho que virou realidade. A receita desse projeto único, que nasceu para romper com as amarras da estrutura oficial, misturou a ousadia e a coragem sem precisar pedir licença nem esperar autorização de ninguém.


Juntos, eletricitários e gasistas lotaram a assembléia de fundação do Sinergia CUT, na quadra dos Bancários de São Paulo, na certeza da construção de um projeto classista e na esperança de um novo tempo de luta e conquista no embate com o governo de SP e sua sede de privatização a qualquer preço.


Muitos debates aconteceram antes daquele domingo histórico que reuniu centenas de trabalhadores dispostos a fazer parte de  uma nova categoria – os energéticos de todo o estado de São Paulo. Nasceu assim a entidade que hoje é exemplo nacional de liberdade e autonomia sindical na prática: liberdade enquanto um direito legítimo de independência e uma possibilidade de expressar opinião sem censura, de acordo com a vontade e a consciência da categoria. Autonomia enquanto capacidade de se autogovernar, decidindo quais os caminhos e tomando decisões livremente, sem qualquer restrição externa imposta.


Fortalecer a luta. Sempre
Já faz dez anos que começamos a escrever essa história de luta e conquista no enfrentamento com empresas e governo. E esse projeto, sempre no rumo da consolidação, cresce a cada dia, independentemente da Reforma Sindical tão desejada.


Conseguimos somar forças neste último período. Hoje, fazem parte do Sinergia CUT, além do Sindgasista e do STIEEC, o Sindprudente (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Energia Hidroelétrica de Presidente Prudente) e o Sindergel Litorial  (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de Itanhaém, Bertioga, Guarujá, Litoral Sul e Vale do Ribeira).


A recente integração dessas duas entidades ao projeto Sinergia é a prova de que nosso Sindicato busca incansavelmente romper com a estrutura sindical oficial e possibilitar aos trabalhadores do setor energético paulista enxergarem-se como sujeitos do processo político e construir sua própria história de organização.


E, fortalecer o Sinergia CUT é, sobretudo, fortalecer a luta da categoria, inclusive pela garantia do emprego e pela manutenção de direitos históricos que alguns ainda querem nos arrancar.  É também, ir além, buscando novas conquistas para garantir a vida, como as liminares que proíbem o trabalho isolado de eletricistas e operadores e as que garantem o direito de recusa em caso de risco ou ameaça.


Óbvio que tudo isso provoca a reação dos senhores de empresa, do governo e dos comandados no movimento sindical.  Muitas vezes desesperadamente. Outras caluniosamente. Mas, queiram ou não,  a realidade é uma só: se o serviço é essencial, o Sinergia CUT continua cada vez mais indispensável  – inclusive quando se trata de emprego, renda e qualidade de vida dos energéticos.


HORA PARA REFLETIR E COMEMORAR


Para coroar esse importante momento, além de lançar o Jornal Especial 10 Anos (nº 890), que relembra alguns dos principais momentos, lutas, desafios e vitórias do Sinergia CUT na última década, o Sindicato realizará na próxima quinta (08) e sexta-feira (09), três grandes atividades no Hotel Nacional Inn em Campinas:


2ª REUNIÃO COLEGIADA AMPLIADA
quinta-feira (08), das 14h às 19h


A discussão entre dirigentes e representantes sindicais e membros das comissões sindicais de base, será em torno do balanço da Campanha Salarial 2007 e os desafios à vista para 2008, entre eles, as eleições sindicais.


SEMINÁRIO
sexta-feira (09), das 9h às 18h


Os rumos do sindicalismo brasileiro frente aos novos acontecimentos, como o reconhecimento das centrais sindicais e o fim do imposto sindical, serão temas para calorosos debates.


COMEMORAÇÃO COM CATEGORIA
sexta-feira (09), a partir das 19h30


Momento de refletir e também comemorar. O Sindicato vem preparando uma festa em que todos os trabalhadores são convidados. Autoridades sindicais e políticas que sempre apoiaram o projeto Sinergia CUT também foram chamados. As comemorações dos dez anos do Sinergia CUT já vêm ocorrendo desde o último mês de abril. Além das caravanas de dirigentes que rodaram a base, foram lançadas as Campanhas de Sindicalização (Mais Gente Mais Energia) e de Fidelização (Gente Companheira), com a realização de sorteios de estadias gratuitas nas Colônias de Férias do Sindicato em Praia Grande e Caraguatatuba.

  Categorias: