CUT emite Nota de Pesar pelo falecimento do companheiro Pierre Lambert

16 janeiro 17:49 2008

Nota de Pesar


São Paulo, 16 de janeiro de 2008.


Ao Secretariado Internacional da 4ª Internacional


Aos familiares, companheiros e amigos de Pierre Lambert


A Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil recebeu com pesar a notícia do falecimento do companheiro Pierre Lambert na manhã deste dia 16 de janeiro de 2008.


Pierre Boussel-Lambert, nascido em 1920, desde os 14 anos engajou-se no movimento operário e sindical na França, tendo se juntado à corrente que lutava pela criação da 4ª Internacional em 1936.


Durante a ocupação nazista da França na 2ª Guerra Mundial (1939-45) ajudou a manter viva a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) na clandestinidade como dirigente sindical metalúrgico. Ao longo de sua larga trajetória militante, o companheiro Lambert também ocupou responsabilidades sindicais em representação dos trabalhadores do setor de Seguridade Social em seu país.


Como militante internacionalista, Lambert ajudou a organizar várias reuniões de sindicalistas realizadas em Genebra por ocasião das Conferências anuais da OIT, colocando no centro a defesa da independência sindical e das convenções da OIT que protegem os direitos trabalhistas.


Com seus companheiros de idéias do Brasil, muitos deles militantes de nossa central, Pierre Lambert insistia na necessidade de defender a CUT, conquista da classe trabalhadora, contra políticas que levam à sua divisão e enfraquecimento.


Assim, ao expressar o nosso pesar e enviar nossas condolências aos companheiros, amigos e familiares de Pierre Lambert, estamos homenageando a memória de um velho militante do movimento operário francês e internacional que sempre foi solidário com a Central Única dos Trabalhadores.


Saudações fraternas,


Artur Henrique da Silva Santos
Presidente


João Antonio Felicio
Secretário de Relações Internacionais


Júlio Turra
Diretor Executivo

  Categorias: