Consumo de energia cresce 0,6% em janeiro, segundo o ONS

31 janeiro 16:01 2008

A carga de energia elétrica que circulou no sistema elétrico do país cresceu 0,6% ao longo de janeiro, na comparação com dezembro de 2007, informa os dados preliminares do Boletim de Carga Mensal, divulgado nesta quinta-feira pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em relação a janeiro de 2007, a expansão chega a 3,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, o consumo de energia teve incremento de 4,8%.


Segundo o ONS, o desempenho está ligado à manutenção de um nível mais elevado de atividade industrial, que está sendo impulsionado pelo aquecimento da demanda interna, e um pouco menos pelas exportações. Isso fez com que a rotineira parada para férias coletivas no setor industrial não ocorresse em janeiro, para que os estoques sejam repostos.


Já nos segmentos comercial e residencial, o crescimento do consumo ficou um pouco abaixo da média. O ONS atribui isso à chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, verificadas na parte final de janeiro.


Ao todo, o consumo de energia elétrica em janeiro foi de 50.866 MW médios.


Desse total, o sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 31.170 MW médios, variação negativa de 0,1% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, a região teve incremento de 4% no consumo de energia elétrica. Nos últimos 12 meses, essa expansão foi de 5,2%.


Para o ONS, o resultado do Sudeste/Centro-Oeste foi influenciado pelas chuvas no final de janeiro, que reduziram as temperaturas nessa época.


No Sul, houve aumento de 4,9% [total de 8.759 MW médios] em relação a dezembro, mesmo incremento verificado na comparação com janeiro de 2007. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento ficou em 4,2%.


Segundo o ONS, esse desempenho no Sul está associado ao impacto do aumento da atividade econômica na região, que vem sendo influenciado pela recuperação do setor agroindustrial.


No Nordeste, os valores preliminares de carga de janeiro indicam queda de 0,5% em relação a dezembro, e aumento de 0,3% na comparação com janeiro de 2007. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 4,2%, em relação a igual período anterior. O total consumido somou 7.472 MW médios.


Para o ONS, a forte base de comparação em relação a dezembro explica a queda observada em janeiro. O resultado é atribuído ainda às chuvas verificadas na região, principalmente na segunda quinzena deste mês.


Na região Norte, a carga de janeiro foi 0,9% inferior ao mês anterior. O consumo na região chegou a 3.465 MW médios. Na comparação com janeiro de 2007, foi registrado aumento de 1,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, essa expansão chega a 3,3%.


O ONS explica que o resultado teve grande influência de consumidores eletrointensivos, que têm grande parte da produção voltada para o mercado externo, e que não apresentaram desempenho significativo ao longo de janeiro. (Cirilo Junior)

  Categorias: