Consumo de energia elétrica cresce 5,4% em 2007, aponta EPE

31 janeiro 16:05 2008

O consumo de energia elétrica no país cresceu 5,4% em 2007, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo diretor de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Amilcar Guerreiro.


No ano anterior, o crescimento do consumo de energia elétrica em relação a 2005 não passara dos 3,5%. Segundo Guerreiro, a expansão do consumo em 2007 foi puxada, principalmente, pelo setor comercial, que teve incremento de 7% no ano passado.


Entre os fatores que contribuíram para o resultado do setor está o crescimento da própria atividade comercial (7,3% de janeiro a setembro de 2007), e o maior volume de negócios no turismo, que vem proporcionando mais movimentação nos aeroportos e ocupação de hotéis.


O setor residencial registrou expansão de 6% no consumo de energia elétrica em 2007, na comparação com o ano anterior. A queda do desemprego e o crescimento da renda do brasileiro, aliado à expansão do crédito, foram fundamentais, segundo o especialista, para que o consumo de energia elétrica no segmento residencial registrasse resultado significativo.


‘No ano passado, foram verificadas 2 milhões de novas ligações, o que significa um aumento de 3,4% sobre o resultado de 2006. Cerca de 25% do total de novos consumidores deveu-se ao programa Luz para Todos’, afirmou Guerreiro.


Já o consumo de energia elétrica da indústria teve aumento de 5% no ano passado, em relação a 2006. Segundo Guerreiro, esse resultado está ligado ao crescimento da autoprodução, à maior utilização da capacidade instalada. De janeiro a novembro, a atividade industrial teve expansão de 6%.


Para 2008, a EPE projeta um crescimento de 5,2% no consumo de energia elétrica. Amilcar Guerreiro disse que a estimativa para o setor comercial é de incremento de 7,5%. Para o setor residencial, a projeção é de 6%, e para a indústria, não passa dos 4%. Essa estimativa de queda deve-se ao aumento do número de autoprodutores, cujo consumo não entra no balanço da EPE. (Cirilo Junior)

  Categorias: