Chuvas aumentam e nível de reservatórios melhora

12 fevereiro 13:47 2008

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


As chuvas aumentaram de intensidade e os reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste não estão mais em níveis considerados de risco. No domingo (último dado disponível), os reservatórios estavam com 58,4% de sua capacidade, dois pontos percentuais acima do nível de risco, que é de 56,4%. Apesar da melhora, a situação ainda é bem pior do que no ano passado, quando, nessa mesma época, os reservatórios estavam com 83,2%.


Na terceira semana de janeiro, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste haviam descido a 44,8% de sua capacidade, atingindo o nível de risco para aquela data. Até o final de abril, os reservatórios precisam chegar a 68% de sua capacidade para que haja segurança para atravessar o período seco (abril a final de novembro).


Apesar da melhora, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) deverá manter as termelétricas ligadas até o final de fevereiro. No domingo, essas usinas geraram 5.636 MW (megawatts) médios, o que equivale a 12,14% da produção total de energia. As termelétricas são acionadas para evitar que as hidrelétricas tenham que produzir energia e, com isso, os reservatórios acabem ficando mais vazios.


No Nordeste, a situação também melhorou. Na terceira semana de janeiro, os reservatórios estavam com 27,2% de sua capacidade. No domingo, o nível já subiu para 37,5%. Em 2007, na mesma época, o nível era 80,5%.

  Categorias: