MME reafirma que energia não será racionada em 2008

15 fevereiro 17:20 2008

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, voltou a afirma nesta sexta-feira que não haverá racionamento de energia neste ano. ‘Não estamos trabalhando com esta hipótese em 2008 e estamos trabalhando para ter níveis de segurança de sistema para 2009’, disse o secretário em entrevista coletiva à imprensa após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).


O presidente do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, que também participou da reunião, disse que os reservatórios das hidrelétricas em todas as regiões do País estão com folga em relação ao nível de segurança. ‘Os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que já operaram abaixo da curva (de segurança), estão quatro pontos porcentuais acima do nível de segurança’, afirmou.


Segundo ele, o nível dos reservatórios alcançou na quinta-feira 59,9% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, 39,8% no Nordeste, 36,8% no Norte e 57,7% no Sul. Chipp lembrou que as chuvas não foram favoráveis no início do chamado período úmido, mas que a partir de 19 de janeiro elas ficaram mais intensas, exatamente nos locais onde mais se precisa delas, como nas cabeceiras dos rios que abastecem grandes reservatórios.


Chipp disse que os institutos de meteorologia previram que nos próximos dez dias as chuvas continuarão nos lugares onde são necessárias, mas com menor intensidade. A partir do dia 23 deste mês, segundo ele, as chuvas voltam a se intensificar. (Gerusa Marques)

  Categorias: